Kemet Adinkra: provocando o olhar para a cultura africana

Eneida Guterres é uma artista rio-grandina que traz em seus trabalhos uma proposta de provocação sobre a cultura africana. Desde a escolha do nome para sua banca, Kemet Adinkra, expressão que evoca raízes ancestrais, seu objetivo é direto: despertar nas pessoas a curiosidade pela cultura africana, que, segundo ela, ainda permanece invisibilizada no cotidiano brasileiro. “Estou fazendo uma provocação, porque acho que essa cultura ainda está muito escondida. A gente precisa trabalhar mais sobre isso.”, disse Eneida.

Seu trabalho é feito com casca de palmeira, matéria-prima natural que ela coleta nas ruas e transforma em arte, mesclando símbolos Adinkra, uma cultura milenar muito presente em nosso dia a dia, mas de significado desconhecido e expressões da religiosidade afro-brasileira, de forma a revelar o que já está presente no cotidiano, mas que muitos ainda não reconhecem.

Embora tenha começado recentemente no artesanato, sua trajetória já carrega força e propósito. O primeiro trabalho foi em 2023, durante o Movimento da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, com uma exposição sobre os Lanceiros Negros. A partir daí, decidiu se dedicar à cultura africana: “Trabalhar mesmo com arte foi em janeiro, fevereiro deste ano. A primeira exposição foi na festa de Iemanjá. Mas quando fiz sobre os Lanceiros, as mulheres que viram disseram: ‘o trabalho é legal, faz alguma coisa com isso’. E eu disse: ‘bom, então vou continuar com a cultura africana.”.

Participando pela primeira vez do Festimar, Eneida se mostra entusiasmada com a proposta e com o espaço que o evento oferece para o trabalho de artistas como ela: “Estou gostando bastante. O Festimar está cada vez melhor. Minha expectativa é essa: que não se trate de mim, se trate de todos. É um entretenimento pra cidade muito bom. Imagina se tivesse isso uma vez por mês?” Para a artista, sua participação no Festimar é mais do que uma oportunidade: é uma amostra do que o Rio Grande pode viver o ano inteiro.

Festimar

De 11 a 21 de abril, o Festival do Mar ocorre em Rio Grande-RS. São diversas atrações gratuitas, como shows locais, estaduais e regionais. O evento é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte e do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O patrocínio é de SEBRAE, Transpetro, Portos RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, ICATU+Sicredi, Cervejaria GG, Ecovias Sul, CMPC, Caixa, Biscoitos Zezé, CCGL, Yara Brasil, OSIRNET, DoctorClin, Postos Buffon, Corsan, Cootracam, Farmácias São João, ODFJELL TERMINALS Granel Química, Stock Center, Supermercados Guanabara, Praticagem da Barra do Rio Grande, Fruki, Unifertil Fertilizantes e Fertilizantes Piratini. O apoio é da Prefeitura Municipal do Rio Grande, em conjunto à Marinha do Brasil e ao Grupo RBS.

Supervisão: Brenda Vieira Reg. 20231/RS

Foto:  Raquel Thormann

ASCOM Festimar/AZ Comunicação

COMPARTILHE

Próxima notícia