Rio Grande, a cidade mais antiga do Rio Grande do Sul, não à toa ostenta também o título de Capital Nacional das Águas. Uma cidade voltada para o mar desde as suas origens, banhada pela Lagoa dos Patos por um lado e o Oceano Atlântico pelo outro, tem na água suas raízes, seu presente e seu futuro. Logo, nada menos natural que um peixe seja o prato tradicional que resume a cultura rio-grandina: a anchova assada.
A anchova é um peixe de água salgada abundante na região, por conseguinte, importante na economia do município e presente na dieta dos rio-grandinos. Por ser um peixe carnívoro, alimentando-se de pequenos peixes, a anchova já possui um sabor naturalmente marcante, o que a torna ideal para ser assada. Assim nasce a tradição da anchova assada no espeto.
A tradição em Rio Grande tem um nome que se confunde com a própria história do prato: Paulo Renato Nunes. Dedicando-se há mais de quatro décadas ao preparo do peixe, Paulo faz parte da equipe pioneira que desenvolveu a técnica de assar anchova no espeto: “Essa tradição foi inventada aqui. A gente levava peixe para o Rio Grande do Sul inteiro, Santa Catarina, Paraná e até ao Mato Grosso do Sul”, lembra.
Rio-grandino, filho de pescador e apaixonado pelo que faz, Paulo contou que não apenas cozinha a anchova nos eventos, mas também em casa, com a família. “Sempre que vou viajar, levo para preparar onde eu estiver. Já virou uma assinatura minha”, conta.
Gisele Gadotti, visitante do Festimar, natural de Santa Catarina e residente na vizinha Pelotas, está visitando o Festival do Mar pela terceira vez e está encantada com o preparo da anchova. “Lá na minha região temos a tainha, mas a maneira como preparam aqui é bem diferente. Estava até fazendo um vídeo para minha mãe mostrando como vocês fazem aqui. É muito bonito ver como conseguem assar tantos peixes ao mesmo tempo”.
Mas, comer a anchova assada tem data e local em Rio Grande: sexta-feira santa no Festimar! Mesmo comercializada e consumida em todos os dias do evento e até mesmo estando presente no cotidiano da mesa rio-grandina, comer anchova na sexta-feira santa está no topo da lista das tradições rio-grandinas. Ainda mais quando São Pedro, padroeiro do Rio Grande, colabora com um belo dia de sol e calor!
E assim foi na sexta-feira santa, 18/4, quando as famílias rio-grandinas honraram a tradição lotando a praça gastronômica, o mercado público e os lugares que possuiam mesa para sentar e saborear uma boa anchova assada no Festimar.
Responsável pela produção do prato desde a primeira edição do Festimar, Michel Vasconcelos Vieira, preparou sua equipe para receber a comunidade, nesta sexta-feira, com mais de mil anchovas assadas já na largada. Assim, quando os primeiros visitantes começaram a chegar ao Festival já puderam garantir seu prato com calma e organização.
Quem visitou o Festimar pode ver em todas as mesas famílias reunidas em torno dos pratos de anchova, registrando o momento em fotos e vídeos para compartilhar nas redes sociais ou com familiares distantes. Ana Cristina, moradora de Rio Grande é um exemplo: “venho todos os anos comer anchova na Sexta-feira Santa. É uma tradição! Hoje estamos em seis: pai, nora, filho… até o ex-marido veio junto! Minha mãe veio de Santa Catarina, todo mundo se reúne por essa tradição”, conta.
Como uma boa tradição cultural, a fama da anchova assada ultrapassa os limites de Rio Grande, trazendo turistas especialmente na data para apreciar o prato. Elaine e o marido vieram de Bagé para conhecer a especiaria: “É a primeira vez que vou provar a anchova. A expectativa é grande, espero que seja maravilhosa — peixe sempre é bom, ainda mais assado!”, contou ela.
E sempre há quem volte para matar a saudade de casa que tem gosto, cheiro e som de anchova assada, como Reni Alves Dourado, rio-grandina morando em Esteio há 30 anos, que sempre que pode volta a Rio Grande para visitar a família e aproveitou a data para perpetuar a tradição de comer a anchova assada na sexta-feira santa.
O sabor e a simplicidade da anchova assada à moda rio-grandina continuam a reunir famílias e a preservar uma das tradições mais queridas da Semana Santa no município.
Festimar
De 11 a 21 de abril, o Festival do Mar ocorre em Rio Grande-RS. São diversas atrações gratuitas, como shows locais, estaduais e regionais. O evento é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte e do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O patrocínio é de SEBRAE, Transpetro, Portos RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, ICATU+Sicredi, Cervejaria GG, Ecovias Sul, CMPC, Caixa, Biscoitos Zezé, CCGL, Yara Brasil, OSIRNET, DoctorClin, Postos Buffon, Corsan, Cootracam, Farmácias São João, ODFJELL TERMINALS Granel Química, Stock Center, Supermercados Guanabara, Praticagem da Barra do Rio Grande, Fruki, Unifertil Fertilizantes e Fertilizantes Piratini. O apoio é da Prefeitura Municipal do Rio Grande, em conjunto à Marinha do Brasil e ao Grupo RBS.
Supervisão: Brenda Vieira Reg. 20231/RS
Foto: Raquel Thormann
ASCOM Festimar/AZ Comunicação