Na manhã desta segunda-feira, teve início o I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS realizado na Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande. O primeiro dia do Fórum contou com a abertura do evento, a assinatura do contrato de Serviço de Tráfego de Embarcações (VTMIS) entre Portos RS e APL Marítimo RS, a apresentação da palestra magna “Mentalidade Marítima” e o lançamento do livro “Porto, Mar e Comércio Internacional Por Elas”. O evento acontece nos dias 3, 4 e 5 de abril e integra a programação do Festimar.
O cuidado na exploração dos mares e a promoção do seu desenvolvimento sustentável nas esferas econômica, social e ambiental são preceitos básicos da Economia Azul. Nesse sentido, a programação do I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS busca discutir esses temas no decorrer de seus painéis, que contam com a participação de personalidades importantes em escalas municipal, estadual e federal.
Na abertura do Fórum, estiveram presentes o presidente do APL Marítimo, Arthur Rocha Baptista; o presidente da CDL, Marcelo Valente; o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger; o Deputado Federal, Alexandre Lindenmeyer; o diretor geral da Antaq, Eduardo Nery; o reitor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Danilo Giroldo; o gerente de planejamento e desenvolvimento, Fernando Estima, o vice-almirante da Marinha, Sílvio Luís dos Santos, o embaixador do Uruguai, Guillermo Valles e o presidente da Câmara de Comércio, Paulo Bertinetti.
Durante a cerimônia, o presidente da CDL Rio Grande e São José do Norte, Marcelo Valente, abordou em sua fala a atuação da CDL nos assuntos relacionados à sustentabilidade. Para ele, “o grande papel da CDL como representante do varejo e do comércio é trazer esse assunto junto do desenvolvimento da sustentabilidade para nossos comerciantes”.
Com expectativas a respeito do evento, o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger declarou que, durante a programação, os participantes poderão travar discussões “olhando para o futuro, pensando no que nós precisamos fazer de diferente para transformarmos nossa realidade”.
Tendo em vista novos investimentos para os Portos do Rio Grande do Sul, o gerente de planejamento e Desenvolvimento da Portos RS mencionou em sua fala a geração de energia on (em terra) e offshore (no mar) e seus benefícios para o desenvolvimento da região. “É uma enorme oportunidade para nossos estaleiros “, completa.
Ainda neste primeiro dia, foi assinado o contrato do Serviço de Tráfego de Embarcações, entre a Portos RS e o APL Marítimo. O documento marca um acordo que leva ao Porto do Rio Grande um sistema de auxílio eletrônico à navegação (VTMIS), que contribui com os novos avanços em tecnologia e sustentabilidade.
Para o embaixador do Uruguai, este é um evento comovente. “O Brasil sempre foi um ator importante como nação para construir esse desenvolvimento sustentável, econômico e social”, disse. O embaixador ainda complementou sua fala com a declaração de que, em um momento do mundo em que o conflito está nos esperando, “esta é uma mensagem de paz que só o Brasil pode dar”, ressalta.
O I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul é uma realização de APL Marítimo RS, Portos RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL e conta com patrocínio do BDRE, Wilson Sons e Badesul. Este evento está em sinergia com o Grande Pacto da Inovação no município do Rio Grande e integra a programação do 1º Festival do Mar – Festimar.
Festimar
O Festival do Mar — Festimar é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte. O evento tem a parceria da Prefeitura do Rio Grande e Prefeitura de São José do Norte. O patrocínio é da Portos RS – Governo do Estado, Corsan – Governo do Estado, Ecosul, Refinaria Riograndense, Postos Buffon, Cervejaria GG, Yara Brasil, Supermercados Guanabara, BRDE, Fruki Bebidas, Wilson Sons, Praticagem da Barra do Rio Grande e Fertilizantes Piratini.
Por: Brenda Pacheco
Supervisão: Brenda Vieira Reg. 20231/RS
ASCOM Festimar