Energia eólica gaúcha é destaque no I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul

Na tarde desta segunda-feira, 03, o I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS seguiu com a sua programação na Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande. O principal destaque foi o painel “Energia Eólica no Rio Grande do Sul”, que contou com a presença das grandes autoridades no assunto. O evento acontece nos dias 3, 4 e 5 de abril e integra a programação do Festimar.

A secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, Marjorie Kauffmann, uma das palestrantes do painel, destacou a matriz energética estadual, composta em 80% por energias renováveis em relação a outros países e estados brasileiros. Já no âmbito local, Marjorie pontuou que “no caso da Lagoa dos Patos, iniciamos o estudo para um termo de referência que vai nortear onde poderão ser os empreendimentos eólicos e onde, inclusive, possa ser economicamente viável”. Por fim, estabeleceu que o Governo do RS já possui uma matriz bem estabelecida, mas agregar meios de suprir as demandas do estado na geração de energia segue em pauta. “A ideia é crescer, mas crescer com consciência e com a tranquilidade de quem faz as coisas tecnicamente orientadas”, concluiu.  

A presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, Elbia Gannoum, destacou o nacionalmente o Rio Grande do Sul na área das energias renováveis. Elbia também pontuou que o Brasil se prepara para investir em novas instalações de energia eólica, mas ressaltou a importância da infraestrutura de transmissão e portuária para esse desenvolvimento. “O Rio Grande do Sul se destaca neste aspecto [da energia eólica], muito em função do Porto do Rio Grande. Esse potencial vai e tem sido discutido e, vai ser desenvolvido nos próximos anos, em que o Estado, além de explorar a onshore (em terra), que é uma fonte de investimento muito importante, vamos trabalhar também com projetos offshore (no mar)”, afirmou. 

O segundo painel do evento ainda contou com os debatedores Frederico Bianchi, Diretor de Vendas da empresa Nordex Brazil; Guilherme Sari, Presidente do Sindienergia-RS e Andriele Maschke, Coordenadora de Engenharia da empresa Darcy Pacheco Soluções de Peso LTDA. 

Na sequência, o painel “O Papel do Hidrogênio Verde na Transição Energética” também marcou presença no dia de abertura do I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul. As palestrantes foram Marjorie Kauffmann e Elbia Gannoum. Os debatedores foram Lucas Elizalde, Diretor da empresa Yara Brasil; Giovani Trindade, Diretor do APL Marítimo RS e Henrique Ilha, Diretor de Meio Ambiente da Portos RS. Por fim, Fernando Estima, Gerente de Planejamento da Portos RS, foi o moderador do painel. 

O I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul é uma realização de APL Marítimo RS, Portos RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL e conta com patrocínio do BDRE, Wilson Sons e Badesul. Este evento está em sinergia com o Grande Pacto da Inovação no município do Rio Grande e integra a programação do 1º Festival do Mar – Festimar.

Festimar 

O Festival do Mar — Festimar é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte. O evento tem a parceria da Prefeitura do Rio Grande e Prefeitura de São José do Norte. O patrocínio é da Portos RS – Governo do Estado, Corsan – Governo do Estado, Ecosul, Refinaria Riograndense, Postos Buffon, Cervejaria GG, Yara Brasil, Supermercados Guanabara, BRDE, Fruki Bebidas, Wilson Sons, Praticagem da Barra do Rio Grande e Fertilizantes Piratini.

Por: Paulo Sérgio Nunes
Supervisão: Brenda Vieira Reg. 20231/RS 
ASCOM Festimar

COMPARTILHE