Seminário de Turismo mostra iniciativas que alavancam o setor durante o Festimar

A secretária de Cultura do Estado (Secult RS), Beatriz Helena Miranda Araújo, está participando do Seminário Nacional de Governança para o Turismo, que ocorre dentro da programação do Festimar. Em uma primeira fala, ela ressaltou que desde 2019, estão sendo feitos os maiores investimentos em cultura da história recente do Rio Grande do Sul.


“Nosso governo tem apostado muito na cultura, assim como na preservação, por exemplo, de patrimônio edificado, na recuperação de prédios históricos e em programas, investimentos, parcerias, convênios e editais voltados aos municípios, a fim de que possam realizar eventos populares e fortalecer as suas festas”, disse ela.


Beatriz Araújo enfatizou ainda que “nós acreditamos muito na cultura como uma mola propulsora ao turismo. No momento em que você preserva, recupera, incentiva os trabalhadores da cultura a atuarem nas suas áreas, você consegue, com esse conjunto de iniciativas, de fato, potencializar o turismo”.
E o que esperar deste encontro que reúne experiências em turismo? A secretária acredita que sempre é bom ouvir cases de sucesso. “Encontramos neste encontro exemplos de outros lugares, de cidades que deram certo no seu investimento e que fortalecem o turismo. Então, eu vejo esses seminários como momentos em que refletimos um pouco sobre iniciativas que foram relevantes e que mudaram realidades”.


Ela salientou que Rio Grande é uma cidade histórica, a cidade mais antiga do Estado, que tem um patrimônio edificado maravilhoso e festas que valorizam e preservam a cultura. Beatriz citou a Noite no Centro Histórico, como exemplo de programação reconhecida no Estado como um evento que atrai o turista. “São iniciativas relevantes que procuramos sempre estar presentes e incentivar com aportes financeiros”, frisou.


Sobre o Festimar, a secretária evidenciou que hoje este já se consolidou como um evento tradicional, que traduz um pouco dessa potência que é a cultura do Rio Grande e que certamente merece a atenção dos governos estadual e federal. “Entendemos que são essas festas que mostram o DNA do seu município. No Festimar conseguimos ver um pouco de tudo, do artesanato, da cultura, da gastronomia. É exatamente esse potencial que deve ser reconhecido e valorizado”, finalizou.


E o que esperar deste encontro que reúne experiências em turismo? A secretária acredita que sempre é bom ouvir cases de sucesso. “Encontramos neste encontro exemplos de outros lugares, de cidades que deram certo no seu investimento e que fortalecem o turismo. Então, eu vejo esses seminários como momentos em que refletimos um pouco sobre iniciativas que foram relevantes e que mudaram realidades”.


Festimar
A realização do Festimar é da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo da Cultura. O patrocínio é da Caixa, Governo Federal, Portos RS — Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Bianchini, Ecosul, Banrisul Consórcio, Sicredi, CCGL Termasa Tergrasa, Osirnet, Biscoitos Zezé, Granel Química, Serra Morena, BRDE, Fruki, Yara Brasil, GG Cervejaria, Planalto, Vanzin, CEEE Equatorial, Farmácias São João, Supermercado Guanabara, Embaixador, Tanac, Praticagem da Barra do Rio Grande, Banco do Brasil, Unifértil, Rocha Terminais, Fertilizantes Piratini, Unimed, e Rek Parking. O apoio é da Marinha do Brasil, Sebrae, Câmara de Comércio e Grupo RBS.

Por: Anete Poll
Supervisão: Brenda Vieira Reg. 20231/RS
Foto: Tiago Cézar
ASCOM Festimar/AZ Comunicações

COMPARTILHE