O II Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS começou suas atividades nesta quarta-feira, 27. A segunda edição do evento segue também no dia 28 de março, na Câmara do Comércio do Rio Grande. Na cerimônia de abertura do Fórum, Fábio Branco, prefeito da cidade do Rio Grande, destacou o trabalho dos realizadores do evento, como a Portos RS, e o seu compromisso com o desenvolvimento do município. O prefeito também pontuou a importância do Festimar para integração da população e valorização da cidade, o que é fundamental para reconstruir a autoestima dos rio-grandinos.
A primeira atividade da programação contou com a palestra de Felipe Jorge, diretor superintendente da Refinaria Riograndense. O representante da Refinaria Riograndense ministrou a palestra magna “Primeira biorrefinaria do Brasil” e falou sobre a importância de concretizar o projeto da primeira biorrefinaria do Brasil no município.
“A ideia de primeira biorrefinaria em Rio Grande demonstra o seu posicionamento em ser pioneiro. Isso traz para gente uma posição muito importante no mercado de refino nacional e global. Principalmente na disponibilidade de produtos que atendem demanda dos clientes com relação à sustentabilidade, mostrando claramente todo o potencial da nossa região”, afirmou.
Felipe também falou sobre a realização do II Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul ser fundamental para discutir pautas importantes para a cidade. “Precisamos de eventos que gerem essa conexão. Queremos fazer com que a nossa região avance. Em termos de desenvolvimento, precisamos estar juntos e esse tipo de evento ajuda a fazer isso”, finalizou.
Em seguida, decorreu o Painel Plano Espacial Marinho (PEM), com o Almirante Fonseca Júnior, Comandante do 5º Distrito Naval, e Almirante Jaques, Secretário da CIRM. Tatiana Silva, pesquisadora da UFRGS, Vanessa Braga, Gerente de Departamento de Meio Ambiente do BNDES, e Luiz Passos, Analista do Departamento de Meio Ambiente do BNDES, foram os debatedores. Danilo Giroldo, reitor da FURG, mediou a conversa.
Na parte da tarde, a reabertura do fórum se deu com o painel “Novas possibilidades em movimentação, operações portuárias e Rio Grande porto indústria”, com os palestrantes Cristiano Klinger, presidente da Portos RS, e Paulo Bertinetti, diretor-presidente da unidade Tecon Rio Grande da Wilson Sons SA. Também participaram do debate Guillermo Valles, embaixador do Uruguai no Brasil, Fernando Fuscaldo Junior, presidente da SINDANAVE, e Fernanda Hackbart, CEO da Connexion Export. Fernando Estima, gerente de planejamento e desenvolvimento da Portos RS, foi o mediador.
Cristiano Klinger, presidente da Portos RS, falou sobre a importância de aproximar as atividades portuárias do restante da cidade do Rio Grande. “Precisamos cada vez mais estar integrando e pensando em ações para demonstrar todo o potencial dessa relação entre Porto e Rio Grande, algo que vai beneficiar a todos. Então, eventos como esse, onde a gente traz a temática portuária para a discussão, para demonstrar tudo o que temos, todos esses potenciais e como a comunidade também pode aproveitar, são fundamentais para isso”, afirmou.
A última atração do primeiro dia do II Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS foi o painel “Inovação: Fonte de desenvolvimento na Economia Azul”. Os palestrantes foram Edmar Moraes, CEO da Ilhahub de Inovação, e Renato Regazzi, assessor da presidência da SEBRAE/RJ. Os debatedores são Artur Gibbon, diretor do Oceantec, Márcio Cruz, consultor de inovação do SEBRAE, e um representante do Badesul. Ciro Vives, gerente da regional Sul do SEBRAE/RS, mediou a conversa.
A programação do 2º Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul segue na quinta-feira, 28, com a palestra “Oportunidades para o setor portuário no processo de descarbonização”. Em seguida, a partir das 10h45, será apresentado o painel “Alternativas para a indústria naval do RS”. Os palestrantes serão André Guardin, gerente de compras da Gerdau Aços Longos S/A, e Almirante Flávio Brasil, diretor da Emgepron. O painel de encerramento começa às 12h15, com o tema “Grande Pacto da Inovação e o desenvolvimento da economia azul no Rio Grande”, com os palestrantes Richard Grantham, presidente do conselho da APL Marítimo, Claudia Maia, coordenadora do Grande Pacto da Inovação, e Marcelo Valente, presidente do CDL Rio Grande e São José do Norte.
Por: Paulo Sérgio
Supervisão: Brenda Vieira Reg. 20231/RS
Foto: Tiago Cézar
ASCOM Festimar/AZ Comunicações