Comerciantes localizados no perímetro do Festimar, estão comemorando as vendas. Alguns, a exemplo de Diego Oliveira, proprietário da Borest Confecção e Oliveira Calçados, loja dentro do Mercado Público, já há 54 anos, viu suas vendas crescerem 80% desde o início do festival. “Está sendo ótimo. Tivemos clientes diferentes do que estamos acostumados a ver aqui. A maioria do morador rio-grandino que não é frequentador dos restaurantes e do comércio do Mercado Público, mas que vieram com o Festimar. Dessa forma fidelizamos clientes aqui do Rio Grande e nos apresentamos para muitos turistas”. A movimentação está sendo boa também nas redes sociais da loja. “Tivemos um acréscimo de 400 seguidores em três dias” ressaltou Oliveira.
O Amaro Café também registrou 80% de crescimento nas vendas do início do Festimar até agora. Segundo a proprietária Adriana Amaro Pombo “tivemos um movimento ótimo. E continuamos esperando o público como sempre, das 7h até o fechamento do Mercado Público”. O carro chefe do café é a variedade de pastéis que serve, sendo um dos mais procurados, o de camarão, mas também serve almoço com pratos com camarão e peixe.
O Bolicho do Gaúcho, localizado também no Mercado Público, também está satisfeito com o aumento nas vendas. Até o momento, segundo o proprietário, Ederson de Almeida “as vendas aumentaram em torno de 30%. “Temos uma meta que é encerrar o Festimar com 50% de aumento e acreditamos que isso vá ocorrer. Além das vendas, para nós é um resultado importante é que as pessoas venham conhecer a nossa loja e a partir dai, se fidelizem como clientes”.
Carla Rejane Amaral, vende artesanatos tradicionais da cidade, entre louças, como canecas e xícaras para cafezinho, bonés, chaveiros e outros. Ela conta que a procura dos seus produtos é mais pelos rio-grandinos. “O turista compra, mas o rio-grandino compra muito mais. E se ele vem e não compra, dá um jeito de divulgar o nosso trabalho ou traz um turista até aqui”, salientou a artesã.
A artesã Paula Araújo Costa, viu as vendas crescerem depois que se instalou em um dos pontos de esquina do Mercado Público. Ela acredita que por ser um local onde passa muita gente, os produtos ficam com maior visibilidade. Ela trabalha com artesanato de MDF, corte a laser, crochês, cristais, mandalas, artesanato religioso e geral. “É sempre uma vitrine estar aqui expondo. Em razão disso, as vendas sempre crescem”, apontou.
Festimar
Amanhã, o Festival do Mar entra no seu último dia com um dia repleto de atrações. O dia começa com a tradicional travessia à nado, Rio Grande x São José do Norte, às 8h e termina com o Swingando de Rua, da Rádio Oceano FM, no Palco Porto Histórico às 18h. A realização do Festimar é da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo da Cultura. O patrocínio é da Caixa, Governo Federal, Portos RS — Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Bianchini, Ecosul, Banrisul Consórcio, Sicredi, CCGL Termasa Tergrasa, Osirnet, Biscoitos Zezé, Granel Química, Serra Morena, BRDE, Fruki, Yara Brasil, GG Cervejaria, Planalto, Vanzin, CEEE Equatorial, Farmácias São João, Supermercado Guanabara, Embaixador, Tanac, Praticagem da Barra do Rio Grande, Banco do Brasil, Unifértil, Rocha Terminais, Fertilizantes Piratini, Unimed, Irmãos Jouglard e Rek Parking. O apoio é da Marinha do Brasil, Sebrae, Câmara de Comércio e Grupo RBS.