A Copa Romanos de Jiu-Jitsu marcou presença na segunda edição do Festimar. A competição aconteceu no último sábado, 30, na Igreja Bola de Neve. A organização da Copa Romanos foi feita pela Tuté Costa Jiu-jitsu, com o apoio do Ministério de Lutas da Igreja Bola de Neve e do Festimar.
O evento foi realizado pelo segundo ano seguido com o apoio do Festimar e contou com a realização de 10 lutas. Os atletas participantes são das academias locais, como a Infinity, Sul Jiu-jitsu, J3 — Pelotas, Júlio Secco e Tuté Custa Jiu-jitsu. Além disso, a iniciativa da Copa Romanos de Jiu-Jitsu é completamente filantrópica.
Segundo Denis Mendonça, o formato do torneio foi planejado em lutas casadas. A decisão se justifica para não ter um âmbito competitivo, mas sim de comunhão entre as academias. Já Dawvison Costa, professor e fundador da academia Tuté Costa Jiu-jitsu, afirmou que a iniciativa foi pensada para promover os eventos na cidade, tendo em conta que mesmo que o Estado do Rio Grande do Sul seja forte na modalidade, não há muitas competições em Rio Grande.
Na categoria infantil, os vencedores foram Lucas Ricardo da TCJJ, Jennifer da J3 e Gabriel Ricardo da TCJJ. Entre os competidores juvenis, os ganhadores foram Gustavo Moura, da J3, e Ryan Ocana, do MDL. Já entre os adultos, Rogerio Tavares do MDL, Vithor Oliveira, da Júlio Secco, e Junior Ramos da TCJJ. Os destaques da competição foram o para-atleta Diego Lemos da J3, e Alisson Silva da Infinity MMA, vencedor da luta principal.