O I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS está chegando ao fim. O evento, que integra a programação do Festimar, deu seguimento às discussões sobre Economia Azul e a criação de alternativas estratégicas para promover o desenvolvimento sustentável da região sul ao longo desta quarta-feira, 5, seu último dia, e contou com a presença de autoridades nos assuntos abordados.
O primeiro painel apresentado durante a manhã teve como tema “O futuro da construção naval em Rio Grande” e teve como palestrantes o diretor operacional da ECOVIX, Ricardo Ávila; o gerente executivo do Programa de Fragatas Classe Tamandaré, Roberto Marcelo Moura dos Santos; e o deputado federal, Alexandre Lindenmeyer. Os debatedores foram o prefeito do Rio Grande, Fábio Branco, e a prefeita de São José do Norte, Fabiany Roig. A moderação foi realizada pelo diretor-presidente do APL Marítimo, Arthur Rocha Baptista.
O prefeito do Rio Grande, Fábio Branco, tem boas expectativas para o futuro da indústria naval, com o Estaleiros do Brasil (EBR), em São José do Norte, e a Fundação Estaleiros Rio Grande (ERG), em Rio Grande. Além de toda a estrutura disponível, Fábio pontua que a cidade do Rio Grande já demonstrou qualidade e competência na formação de mão de obra qualificada e na capacidade de entrega de resultados. “Foram várias plataformas que foram entregues e estão operando. Então, a perspectiva é muito boa”, finaliza.
A chefe do poder executivo municipal de São José do Norte, Fabiany Roig, reforça a atuação do EBR, que se encontra em plena atividade e que, de acordo com ela, gerou em torno de quatro mil empregos diretos ao longo do ano de 2022. A prefeita destaca que a atuação do EBR em Sao José do Norte contribui diretamente com a economia do município, mas também colabora com a geração de empregos para trabalhadores de cidades vizinhas, como a própria cidade do Rio Grande. “O estaleiro é bem conceituado, tanto na questão de cumprimento de prazos, quanto na qualidade de serviços executados, então isso dá uma perspectiva de continuidade para essa atividade aqui na nossa região”, pontua.
O diretor operacional da Ecovix, Ricardo Ávila, foi um dos palestrantes e apresentou o potencial da empresa e do Estaleiro Rio Grande para contribuir com o desenvolvimento da região através das águas. A Ecovix é a empresa responsável pelo Estaleiro Rio Grande, o maior estaleiro do Hemisfério Sul, que nesta semana recebeu três embarcações para reparos, o que deve gerar entre 150 e 200 postos de trabalho. “Para os próximos meses, acreditamos que a gente vai conseguir colocar mais reparos no estaleiro, e estamos prospectando outros negócios para consolidar nossa posição nesse mercado”, comenta.
O segundo painel da manhã, intitulado “Distritos Industriais e Portos do Rio Grande do Sul” foi apresentado pelo subsecretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Derly Fialho, e pelo presidente da Portos RS, Cristiano Klinger. O painel teve como debatedores, o presidente do Sintermar e da Câmara do Comércio, Paulo Bertinetti; o presidente do Sindanave/RS, Fernando José Fuscaldo Júnior; e o empresário e conselheiro da Portos RS, Leonardo Vanzin. O moderador foi o vice-presidente do Conselho de Administração da Portos RS, Eduardo Teixeira.
O presidente do Sintermar e da Câmara do Comércio, Paulo Bertinetti, acredita que a indústria é o começo das transformações. De acordo com ele, é a partir dela que surge o desenvolvimento de uma região, com recursos melhores para a sociedade, gerando melhorias no comércio, na educação, e qualificação de mão de obra. “Tudo realmente começa com a indústria”, comenta. Para ele, é necessário que o Estado olhe para o potencial das indústrias para que todas as outras esferas possam caminhar juntas pelo pleno desenvolvimento.
O I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul é uma realização de APL Marítimo RS, Portos RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL e conta com patrocínio do BDRE, Wilson Sons e Badesul. Este evento está em sinergia com o Grande Pacto da Inovação no município do Rio Grande e integra a programação do 1º Festival do Mar – Festimar.
Festimar
O Festival do Mar — Festimar é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte. O evento tem a parceria da Prefeitura do Rio Grande e Prefeitura de São José do Norte. O patrocínio é da Portos RS – Governo do Estado, Corsan – Governo do Estado, Ecosul, Refinaria Riograndense, Postos Buffon, Cervejaria GG, Yara Brasil, Supermercados Guanabara, BRDE, Fruki Bebidas, Wilson Sons, Praticagem da Barra do Rio Grande, Vetorial Internet e Cootracam RG e Fertilizantes Piratini.
Por: Brenda Pacheco
Supervisão: Brenda Vieira Reg. 20231/RS
ASCOM Festimar