Durante o Festival do Mar 2025, visitantes terão a oportunidade de conhecer duas exposições fotográficas que trazem à tona histórias e saberes das populações que vivem da pesca artesanal na região do estuário da Lagoa dos Patos. As mostras estarão abertas à visitação de 10 a 20 de abril e são organizadas pelo Núcleo de Análises Urbanas e Culturais (NAUC), vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação, da FURG.
As exposições, intituladas “Vida, Voz e Cor dos Sujeitos da Pesca Artesanal da Lagoa dos Patos” e “Como as Mulheres da Torotama Fazem”, lançam um olhar sensível sobre as experiências cotidianas e as práticas culturais de comunidades que, muitas vezes, permanecem inviabilizadas.
Os trabalhos são resultado de projetos coordenados pelas professoras Jaqueline Borges e Juliana Cristina Franz. Um deles, “Vida, Voz e Cor”, financiado pela FAPERGS, busca valorizar as vivências de pescadores e pescadoras artesanais, registrando suas memórias, vínculos com o território e formas de vida. Já “Como as Mulheres da Torotama Fazem”, viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo, destaca o protagonismo feminino na pesca artesanal, especialmente na Ilha da Torotama, valorizando seus modos de fazer e resistir.
Mais do que registros visuais, as exposições propõem um mergulho nas camadas culturais e sociais dessas comunidades, promovendo um diálogo entre arte, pesquisa e extensão. A entrada é gratuita, e toda a comunidade está convidada a prestigiar.
Festimar
De 10 a 20 de abril, o Festival do Mar ocorrerá em Rio Grande-RS. Serão diversas atrações gratuitas, como shows locais, estaduais e regionais. O evento é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte e do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O patrocínio é de ICATU+Sicredi, Portos RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ecovias Sul, Cervejaria GG, CCGL TERMASA, Supermercado Guanabara, Yara Brasil, OSIRNET, Farmácias São João, Cootracam, Unifertil Fertilizantes e Fertilizantes Piratini. O apoio é da Prefeitura Municipal do Rio Grande, em conjunto à Marinha do Brasil e ao Grupo RBS.
Por: Martha Cristina Melo
Supervisão: Brenda Vieira Reg. 20231/RS
Foto: Núcleo de Análises Urbanas e Culturais.
ASCOM Festimar/AZ Comunicação