Como parte da programação permanente do Festimar, a Feira de Artesanato tem movimentado o Mercado Público de Rio Grande com a participação de artesãos locais. A seleção foi realizada por meio de um cadastro promovido pela Secretaria de Cultura e inclui também as artesãs integrantes da Rede de Mulheres Empreendedoras. A iniciativa reforça o compromisso do festival com a valorização da produção local, o incentivo à economia criativa e a ocupação cultural dos espaços públicos da cidade.
A Rede de Mulheres Empreendedoras da Cidade do Rio Grande é formada por um grupo de mulheres que se fortalecem mutuamente por meio de ações colaborativas. Articuladas a partir de um grupo em aplicativo de conversas, as mulheres divulgam seus trabalhos, compartilham contatos e se apoiam mutuamente, além de receberem informações sobre feiras e eventos da cidade, com apoio da Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação, Turismo e Economia do Mar (SMDITMAR) para possibilitar a participação das empreendedoras nos eventos.
A coordenadora da Rede de Mulheres Empreendedoras e Superintendente de Empreendedorismo da SMDITMAR, Adriana Dias Silveira, explica que a Rede é uma maneira de fomentar uma mulher pela outra. “É a sororidade em prática. Todas as mulheres juntas se protegendo”. Adriana ainda destaca que a expectativa para a feira é a melhor possível. “A esperança é de que todas as mulheres consigam vender seus produtos e serviços, consumir dentro da própria cidade e fazer o dinheiro circular no município do Rio Grande”. Para ela, esse é o caminho para que todas cresçam juntas.
Conheça todas participantes da Feira de Artesanato integrantes da Rede de Mulheres Empreendedoras:
Conveniente Casa Mística
Francine é uma das idealizadoras da banca Conveniente Casa Mística, especializada em incensaria natural. Ela mesma produz os incensos, defumações e ervas, tudo com foco no herbalismo e sem adição de carvão ou essências artificiais. Ao lado da esposa, trabalha há três anos com esse nicho, participando de feiras e vendendo pelo site. Esta é a primeira vez da dupla no Festimar, e a expectativa está altíssima — especialmente depois de ouvir tantos elogios dos artesãos que já participaram de outras edições.
Casal do Artesanato
Bruna e o marido formam o Casal do Artesanato — um duo criativo que transforma madeira em arte com identidade gaúcha. Eles produzem, à mão, tábuas de carne, porta-chaves que viram porta-retratos, porta-espeto, incensários e lembranças típicas do Rio Grande do Sul, como o fogão a lenha, o chimarrão e o churrasco. Tudo começou quando ele fez algumas peças e ela resolveu levar pra uma feira. Foi um sucesso — e desde então, ela aprendeu tudo com ele: do torno à lixadeira. Hoje, os dois se dedicam às feiras e participam pela primeira vez do Festimar, com grande expectativa.
Brechó BBB
No meio das cores e movimentos do Festimar, o Brechó BBB — Bom, Bonito e Barato — marca presença pela primeira vez. Quem comanda é a Renata, que trabalha com roupas reutilizadas, garimpadas de forma consciente e revendidas por preços acessíveis. Ela tem uma loja fixa no BGV, no bairro Getúlio Vargas, e também participa de feiras. A proposta é dar nova vida às peças e facilitar o acesso à moda com economia. Chegando ao festival com boas expectativas, Renata traz sua energia e propósito para essa edição.
Crochê e Cia
Do tapete à cortina, passando por trilhos, jogos americanos e colchas — tudo feito à mão e com muito carinho. Esse é o trabalho da Maria Noeli, artesã à frente da banca Crochê e Cia. Com quase 80 anos e mais de 50 dedicados ao crochê, ela participa do Festimar pela primeira vez, trazendo sua experiência de décadas em feiras de artesanato da cidade. Natural de Rio Grande, Noeli segue firme, criando peças cheias de cuidado, feitas em casa e levadas para o público com a esperança de boas vendas e bons encontros.
Ivone
Dona Ivone tem 83 anos, é rio-grandina e carrega nas mãos décadas de dedicação ao artesanato. Faz tricô, crochê e panos de prato, sempre com o carinho de quem aprendeu cedo e nunca parou. Participa há muitos anos das feiras da cidade e também da história do Festimar.
EntrEssências
Cláudia, da EntrEssências, começou sua jornada artesanal durante a pandemia e desde então vem encantando com suas velas aromáticas, perfumes de ambiente, águas para lençol e difusores — tudo feito por ela, com muito cuidado. Além disso, também cria lembrancinhas personalizadas sob encomenda. De Rio Grande, Cláudia trabalha online e está participando do Festimar pela primeira vez, cheia de expectativa para divulgar sua marca e levar seus aromas únicos a mais lares.
Dona Midoka
Conforto, estilo e aquele jeitinho caseiro de se vestir bem: essa é a proposta da Dona Midoka, comandada por Michele, representante da pijamaria — uma marca de pijamas para toda a família. Recém-chegada ao universo das feiras, Michele já marca presença no Festimar com peças que abraçam do bebê ao adulto. Ela já aposta na energia do evento e no carinho do público para fazer dessa experiência um sucesso.
Maria Fuxiqueira
Entre agulhas, tecidos e muita paciência, Maria dá vida a bonecas de pano e guirlandas feitas 100% à mão — nada de máquina por aqui, é tudo no ritmo do cuidado e do carinho na Maria Fuxiqueira. Há quatro anos ela costura histórias e afetos com linhas e tecidos, sempre sozinha, com o capricho de quem ama o que faz. Pela primeira vez participando do Festival através da Rede de Mulheres, ela trouxe suas criações para encantar quem passa.
Ideia Casa e Presente
A Paula, da Ideia Casa e Presente, trabalha com mandalas feitas em crochê e em MDF. Seu trabalho valoriza o artesanato feito à mão, unindo criatividade e delicadeza em peças que encantam pelo cuidado nos detalhes. Com quatro anos de experiência, ela já participou do Festimar anteriormente e está de volta para mais uma edição. A expectativa para este ano é positiva, especialmente após a boa experiência na edição passada do evento.
Orum Velas e Aromas
Com uma proposta que une bem-estar, sustentabilidade e espiritualidade, Tatá representa a Orum Velas e Aromas no Festimar. Artesã e reikiana, ela produz velas aromáticas ecológicas, sachês e banhos de ervas, todos carregados com energia positiva e feitos com materiais naturais como cera vegetal e pavio de algodão. Desde 2021 nesse caminho, ela estreia no evento encantada com a cidade e com a chance de apresentar ao público criações que ajudam a elevar a energia e cuidar da saúde de forma consciente.
Produtos Coloniais da Fabi
Com mais de 38 anos de tradição familiar, Fabiana representa os Produtos Coloniais da Fabi no Festimar com delícias como queijos, merenguinhos, ambrosia e doce de leite — todos feitos artesanalmente na Vila da Quinta, em Rio Grande. Participando pela segunda vez do evento, ela chega com a expectativa de repetir o sucesso da edição anterior e encantar o público com sabores caseiros e cheios de história.
Luxos da Cíntia
Luxos da Cíntia marca presença no Festimar pela primeira vez, trazendo uma seleção especial de lingeries em multimarcas, com tamanhos que vão até o 54. A proposta é oferecer peças sofisticadas, confortáveis e acessíveis, pensadas para valorizar todos os corpos. A estreia no evento já tem sido positiva, com excelente recepção do público e grandes expectativas para os próximos dias.
Marci Variedades
Marci Variedades estreia no Festimar com uma seleção especial de produtos voltados ao bem-estar. Marcilene trabalha com a revenda de incensos, águas de cheiro, difusores de varetas e elétricos, óleos essenciais, essências e sachês — todos com formulações naturais. Atuando há três anos no segmento, ela chega à feira com grande expectativa e entusiasmo, confiante em dias de boas trocas e conexões com o público.
Coisinhas da Vó
Adriana, da Coisinhas da Vó, traz para o Festimar uma linda coleção de panos de prato e bolsas de crochê, todos feitos à mão com muito carinho. Com anos de experiência em artesanato, uma paixão que vem de família, ela marca sua estreia no evento com expectativas muito positivas. O público tem respondido de forma entusiástica, elogiando e adquirindo seus produtos coloridos e cheios de vida.
Magna Resinas
Com mais de 10 anos de experiência, Magna, da Magna Resinas, se destaca pela criação de peças personalizadas em resina, como chaveiros e outros itens artesanais. Sua participação no Festimar, evento em que ela já marcou presença na edição anterior, vem com grandes expectativas de sucesso e vendas. Além das feiras, Magna também oferece seus produtos pela internet, garantindo que seus clientes tenham uma experiência única e personalizada.
É de Casa
Sien Ling da É de Casa, é especializada na produção de doces e salgados, além de deliciosos biscoitos, com a maior parte da produção sendo feita por ela mesma. Com cerca de 6 a 7 anos de experiência no mercado, ela já é uma presença constante no Festimar e sempre aprecia a oportunidade de participar do evento. Sua expectativa para esta edição é positiva, e está confiante de que será mais uma oportunidade de sucesso.
Maria Crochê
Com talento para o crochê e amor pelo artesanal, Maria, da Maria Crochê, participa pela primeira vez do Festimar. Desde 2019, ela cria amigurumis, peças de vestuário e artigos para casa, todos feitos à mão. Natural de Rio Grande, ela convida o público a conhecer de perto seu trabalho e valorizar o feito à mão.
Gauchanesa
Roberta, da Gauchonesa, trabalha com crochê há cerca de cinco anos e leva ao Festimar sua paixão transformada em arte. Ela produz peças como trilhos de mesa, boinas, tapetes, bolsas e amigurumis, tudo feito à mão com cuidado e criatividade. Natural de Rio Grande, Roberta participa pela primeira vez do evento e espera vender toda sua produção até o final do Festival.
Ateliê Kel Artes
Com peças feitas a partir de materiais acessíveis como jeans, tecidos, sintéticos e feltro, o Ateliê Kel Artes traz ao Festimar bolsas, estojos, malas de viagem, panos de prato, chaveiros e muito mais. Tudo é produzido manualmente por Raquel, que encontrou na costura criativa uma nova paixão durante a pandemia, após anos no artesanato com biscuit. Essa é sua segunda participação no Festimar e, com boas expectativas, ela reforça a importância do público prestigiar o trabalho das artesãs locais e o crescimento do evento em Rio Grande.
Doces 5 Marias
Direto da cozinha para o Festimar, Simoni, da Doces Cinco Marias, leva seu talento na produção artesanal de bolos e doces saudáveis. Há três anos se dedicando a esse trabalho feito à mão, ela participa do evento pela primeira vez e está animada com a possibilidade de conhecer o público, trocar experiências e garantir boas vendas. Sua expectativa é que a feira seja movimentada e especial para todos os empreendedores.
Coisinhas da Vó
Adriana, da Coisinhas da Vó, traz para o Festimar uma linda coleção de panos de prato e bolsas de crochê, todos feitos à mão com muito carinho. Com anos de experiência em artesanato, uma paixão que vem de família, ela marca sua estreia no evento com expectativas muito positivas. O público tem respondido de forma entusiástica, elogiando e adquirindo seus produtos coloridos e cheios de vida.
Mães Atípicas
O grupo Mães Atípicas é formado por mães empreendedoras que criaram uma rede para gerar renda após deixarem o mercado de trabalho para cuidar dos filhos. Com dois anos de existência, o coletivo trabalha com diversos empreendimentos, como produtos pedagógicos e artesanais, e é composto por 31 mães, amparadas também pela Amar. Esta é a segunda participação do grupo no Festimar, e as expectativas são altas, com a promessa de superar o sucesso do ano anterior.
Mari Macramê
Com peças cheias de estilo e feitas à mão, Mari Macramê traz suportes, lustres, abajures, colares e até sandálias artesanais para o Festimar. Tudo é produzido com técnica, cuidado e muita criatividade por Mari, que trabalha com macramê há cinco anos e participa da feira pela primeira vez. Natural de Rio Grande, ela chega com boas expectativas e convida o público a conhecer de perto seu trabalho e valorizar o feito à mão.
C&C Artesanatos
Com um trabalho artesanal voltado para peças em madeira com acabamento de luxo, a C&C Artesanatos marca presença no Festimar pela segunda vez. O estande também chama atenção pelas garrafas decorativas com personagens e filtros de energia, tudo produzido de forma manual com atenção aos detalhes. Integrante da Rede de Mulheres e natural de Rio Grande, Catiane participa do evento com boas expectativas de venda e aposta no fortalecimento da arte local.
Artes da Maricota
Com um trabalho encantador feito à mão, Maria Albertina apresenta suas bonecas de pano da Artes da Maricota no Festimar pela primeira vez. A produção começou durante a pandemia e, desde então, ela se dedica à criação e venda em feiras de rua, sempre com muito cuidado e capricho. Natural de Rio Grande, Maria vê no evento uma oportunidade especial para divulgar sua arte e aproximar o público do artesanato local.
Atelier Pachamama
O Atelier Pachamama marca presença no Festimar pela primeira vez com um espaço repleto de boas energias e espiritualidade. A artesã Patrícia apresenta uma seleção especial de incensos, pedrarias, infusores, imagens e budas, todos escolhidos com carinho para quem busca conexão e equilíbrio. Com quatro anos de trajetória no artesanato e loja fixa no Parque São Pedro, ela participa do evento por meio da Rede de Mulheres, levando ao público de Rio Grande um pouco da essência do seu trabalho.
Athene Crochê e Luh Artes
A Athene Crochê participa pela primeira vez do Festimar com uma produção cheia de afeto e parceria entre mãe e filha. Enquanto Casey dedica-se profissionalmente ao crochê e amigurumis há cerca de três anos, sua mãe trabalha com tapetes feitos na técnica do frufru, utilizando malha e máquina de costura. A paixão pelo artesanato vem de família — foi a mãe quem ensinou Casey a crochetar ainda na infância, e ambas encontraram na arte uma forma de empreender e criar com propósito. Naturais de Rio Grande, elas chegam à feira com boas expectativas e apostam na conexão com o público ao longo dos dias de evento.
Ateliê Arte e Energia
Peças em gesso pintadas à mão, com significado e beleza, marcam a estreia do Ateliê Arte e Energia no Festimar. Cristine, artesã com três anos de experiência, produz luminárias, incensários e imagens que transitam entre espiritualidade e decoração — de budas a orixás, pensadas para quem quer levar mais energia para qualquer cantinho da casa. Apaixonada pelo que faz e entusiasmada com o evento, ela já garante: pretende voltar nas próximas edições.
Ateliê Carla Trindade
Moda afro-brasileira com história e identidade marca presença no Festimar com o Ateliê Carla Trindade. Quem conduz a banca é Thiago, representando o trabalho artesanal de sua mãe Carla, costureira há mais de 30 anos. A trajetória começou com turbantes em tecido africano e cresceu para incluir brincos, colares e outros acessórios, tanto para quem se identifica com a moda afro quanto para usos ligados à religiosidade. Atuando no artesanato há cinco anos, a dupla celebra a oportunidade de participar pela primeira vez da maior feira de Rio Grande.
Farol Velas
Tradição e personalidade em cada chama: a Farol Velas chega ao Festimar com criações únicas feitas por Aline, artesã de Rio Grande que há mais de 10 anos trabalha com velas personalizadas. Seu trabalho contempla desde temáticas ligadas aos orixás até inspirações orientais, sempre adaptado ao desejo do público. Na sua primeira participação no Festimar, Aline celebra a recepção calorosa e já projeta voltar nas próximas edições.
Adriana Barros
Energias positivas e conexão com a natureza marcam a participação de Adriana Barros no Festimar. Ela trabalha com banhos de axé, sabonetes, perfumes e aromatizadores produzidos artesanalmente com ervas e plantas — tudo com a proposta de promover limpeza astral e bem-estar. Embora produza há mais tempo, há três anos decidiu se dedicar exclusivamente ao artesanato e, desde então, tem conquistado seu espaço. Em sua segunda participação no festival, Adriana chegou com novidades e boas expectativas: “A festa está mais bonita e movimentada, acredito que será ainda melhor este ano”.
Érica Artes de Coração
Dedicação e criatividade definem o trabalho da Érica, responsável pela banca Érica Artes de Coração. Os produtos são feitos por ela, que começou com os amigurumis — bonecos feitos em crochê — e depois passou a produzir também brinquedos de pintar e lavar, bandanas, bolsas e chaveiros com estampas coloridas. Após se aposentar como professora, ela encontrou no artesanato uma nova forma de expressão e renda. Participando do Festimar pela primeira vez, está empolgada: “A expectativa é grande, sim. Estou muito feliz em estar aqui”.
Bará Afro Júlia
Na banca Bará Afro Júlia, Júlia é quem dá vida às imagens de orixás, cestos, toalhas e banners. Todo o processo — desde o gesso, o pó, a confecção das roupas das imagens e a pintura — é feito por ela mesma, com mãos experientes e cheias de história. Júlia começou no artesanato aos 15 anos e hoje, aos 44, soma décadas de dedicação à cultura afro. Participa pela segunda vez do Festimar e está animada com o movimento: a expectativa é vender bastante, recuperar o tempo parado da pandemia e conquistar novos clientes.
Aroma e Estilo
Pela primeira vez no Festimar, Rosângela está com uma banca de cadastros para consultoras Natura e Avon. Com 35 anos de experiência, ela destaca que o objetivo é trazer prosperidade para a cidade e incentivar outras mulheres a conquistarem sua independência financeira, seja com uma renda extra ou principal. Além dos cadastros, Rosangela comercializa produtos das duas marcas em sua banca.
Bazar da Sofia
Raquel é a responsável pela banca Bazar da Sofia, onde oferece cosméticos e artigos para chimarrão. Ela está no mundo do empreendedorismo há cinco anos e, embora não produza os produtos que vende, tem se dedicado a oferecer itens de qualidade. Participando pela primeira vez do Festimar, sua expectativa é aumentar o reconhecimento de sua marca e expandir seus horizontes.
Suéli Moda Íntima
Suéli, responsável pela banca Sueli Moda Íntima, se especializa em lingerie que vai do tamanho slim ao plus size. Apesar de ainda não ter uma fábrica própria, ela está focada em expandir seu negócio no futuro. Com cinco anos de experiência no comércio, Sueli marca sua estreia no Festimar com a exposição de seus produtos. Ela está otimista quanto às possibilidades deste ano, esperando atrair mais público e destacar a qualidade de suas peças. Sueli é natural do Cassino, em Rio Grande.
Tricôs & Fofuras
Com nove anos de experiência no ramo de confecção, Paula, da banca Tricôs Fofuras, é especializada em roupas infantis exclusivas, produzindo peças sob medida, como jaquetas, tênis e outras roupas personalizadas para festas e ocasiões especiais. Ela oferece estampas exclusivas e utiliza tecidos de altíssima qualidade, trabalhando principalmente com encomendas. Esta é sua primeira participação no Festimar, e Paula está muito satisfeita com a organização do evento, elogiando o público animado e a atenção cuidadosa da equipe responsável,
Ateliê Feito à Mão
Com mãos habilidosas e muita criatividade, Jéssica dá vida a laços, peças em biscuit e itens de papelaria no Ateliê Feito à Mão, em parceria com sua mãe. A paixão pelo artesanato acompanha sua trajetória desde sempre, mas foi há quase dez anos, com o nascimento da filha, que ela mergulhou de vez na produção de laços. Participando do Festimar desde a primeira edição, Jéssica está otimista com mais um ano de feira e acredita que esta edição promete ser tão boa quanto — ou até melhor — que as anteriores.
Kemet Adinkra
Com um trabalho que une arte, história e identidade, Eneida Guterres comanda a banca Kemet Adinkra. Sua proposta é provocar reflexão e despertar curiosidade sobre a cultura africana. Utilizando cascas de palmeira como matéria-prima, Eneida cria peças artesanais que trazem à tona símbolos Adinkra — formas ancestrais que muitas vezes estão presentes em grades, portões e janelas, mas que poucos conhecem o verdadeiro significado. Participando pela primeira vez do Festimar, Eneida celebra a oportunidade de mostrar sua arte em um evento que valoriza a cultura local. Para ela, a expectativa vai além do sucesso individual — trata-se de uma construção coletiva, que beneficia toda a cidade.
Ponto da Arte
Josiane Lucas Corrêa é a artesã por trás da banca Ponto da Arte. Costureira desde os 15 anos, ela confecciona turbantes, panos de cabeça com influência afro e religiosa, tiaras, peças de moda afro e axós — tudo feito por ela com dedicação e identidade. Participando do Festimar pela primeira vez, Josiane tem boas expectativas. Para ela, só de ver o público conhecendo e reconhecendo seu trabalho, já vale a pena.
Brisa & Mar Arte
Marta é a mente por trás da coleção Brisa e Mar Arte, uma linha de recordações de Rio Grande. Todas as peças são idealizadas e produzidas por ela. Marta trabalha com materiais como MDF, azulejos, conchas e escamas de peixe, criando itens únicos e cheios de identidade local. Com mais de 25 anos de experiência no artesanato, ela participa do Festimar desde a primeira edição. E a cada ano, a expectativa é ainda melhor.
Estúdio Tal
O Estúdio Tal, comandado por Roberta e sua mãe, une ilustração à mão livre com pintura digital para criar lembranças afetivas de Rio Grande. Com produtos como quadros, marca-páginas, adesivos e a EcoBag Bah, o estúdio completa dois anos de história e marca presença pela segunda vez no Festimar. Roberta celebra o início animado do evento e a oportunidade de apresentar seu trabalho a um público diverso.
MARin
Bita Ballester é a mente criativa por trás da banca Marim, que une arte visual e amor por Rio Grande. Nascida e criada no Cassino, ela transformou sua paixão pela cidade em estampas afetivas, criando camisetas com identidade local. Com cerca de três anos de trajetória, essa é a primeira vez que Bita expõe no Festimar. Ela comemora a recepção calorosa do público e a energia contagiante do evento: “Ver as pessoas com brilho nos olhos, sorrindo e circulando pelo espaço é incrível”, conta.
Bendito Doces e Salgados
Francine Silva é a responsável pela banca Bendito Doces e Salgados, onde o destaque vai para suas cocadas saborizadas, receita que já se tornou sua marca registrada. Além disso, ela também produz bolos vulcões, moedinhas e quitutes fritos — tudo feito por ela mesma. Atuando na área há quatro anos, Francine participa pela segunda vez do Festimar, levando ao público delícias que combinam sabor, tradição e afeto.
Cris Salgados e Doce
Com talento e dedicação, Cristiane comanda a banca Cris Salgados e Doces, onde oferece pães, bolos, broinhas, cucas e outras delícias caseiras — tudo produzido por ela mesma. Natural de Rio Grande, ela decidiu transformar sua experiência na cozinha em um negócio, apostando no carinho do público e na qualidade do que faz para continuar crescendo no universo do artesanato alimentar.
Festimar
De 11 a 21 de abril, o Festival do Mar ocorre em Rio Grande-RS. São diversas atrações gratuitas, como shows locais, estaduais e regionais. O evento é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte e do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O patrocínio é de SEBRAE, Transpetro, Portos RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, ICATU+Sicredi, Cervejaria GG, Ecovias Sul, CMPC, Caixa, Biscoitos Zezé, CCGL, Yara Brasil, OSIRNET, DoctorClin, Postos Buffon, Corsan, Cootracam, Farmácias São João, ODFJELL TERMINALS Granel Química, Stock Center, Supermercados Guanabara, Praticagem da Barra do Rio Grande, Fruki, Unifertil Fertilizantes e Fertilizantes Piratini. O apoio é da Prefeitura Municipal do Rio Grande, em conjunto à Marinha do Brasil e ao Grupo RBS.
Por: Brenda Vieira Reg. 20231/RS
Foto: Raquel Thormann
ASCOM Festimar/AZ Comunicação