Nesta segunda-feira, 14/4, o Festival do Mar – Festimar recebeu o III Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul e Seminário de Economia do Mar, reunindo palestrantes do mundo inteiro para debaterem sobre o desenvolvimento sustentável e atividades econômicas relacionadas ao mar.
A abertura do evento iniciou às 9h30 com a Palestra Magna: “Bioeconomia Azul: Superar Desafios e Aproveitar Oportunidades para um Futuro Mais Azul”, mediada por Sérgio Miguel Leandro, Diretor do Instituto Politécnico de Leiria e coordenador do Smart Ocean Marine Science. Na ocasião, o palestrante apresentou cases de Portugal e de outras cidades da Europa relacionadas à economia marítima.
Para o especialista, Rio Grande possui grandes potencialidades para tornar-se referência no setor de desenvolvimento da economia azul. “É inegável que há aqui um grande potencial com a questão do Rio Grande e a Cidade das Águas, além do Porto do Rio Grande. Há claramente a demonstração que há um conjunto de atores locais daqui da região que olham para os recursos do Rio Grande, olham para os recursos que existem para promover esta economia azul. Os recursos estão aí, a questão da pesca, do turismo e outras que estão aqui a emergir como o restauro ambiental, a questão da bioinformática e a questão da digitalização dos oceanos. Portanto, há aqui todo um conjunto de oportunidades de experimentos que, se estiverem atentos neste olhar coletivo, com as diferentes instituições, irão poder criar a estrutura que leva à exploração deste potencial dos oceanos”, afirmou Sérgio Miguel.
No período da manhã, dois painéis fomentaram a discussão do fórum. O primeiro painel denominado “Modelo de cidades azuis como estratégia de desenvolvimento econômico, social e ambiental” com mediação de Luciano Gonçalves (ABEEMAR), o painel discutiu o modelo de cidades azuis como estratégia de desenvolvimento econômico, social e ambiental. Como debatedores, o momento contou com a participação da prefeita Darlene Pereira, com o mestre em Gestão Tecnológica e assessor da Presidência do Sebrae do Rio de Janeiro, Renato Regazzi, além de Robson Carneiro, representando a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo o mediador Luciano Gonçalves, o evento foi de grande relevância para que diferentes setores do município estejam integrados para o debate do desenvolvimento sustentável e a geração de emprego em um momento em que o Rio Grande está vivenciando a retomada da indústria naval.
No período da tarde, o III dia do Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul recebeu o painel “Fomento ao desenvolvimento local por meio da economia do mar sustentável e inovação bluetech”, com mediação do professor Arthur Gibbon e com participações de Sérgio Miguel Leandro Samuel Bonato, representando o Parque Tecnológico Oceantec.
A última atração foi o painel “Oportunidades e desafios no empreendedorismo e empregos azuis”, tendo como mediador o gerente regional do Sebrae, Ciro Vives, além da participação de João Leal e do secretário de Desenvolvimento, Vitor Magalhães.
Segundo o mediador Ciro Vives, a realização do fórum é de extrema relevância para o fomento da economia e do turismo e do comércio e serviços. “Esse é um evento essencial para o desenvolvimento de toda a região, principalmente as cidades costeiras. Neste ano, o evento promovido pela CDL uniu diversas entidades e tornou ainda maior, com visibilidade nacional. A realização do fórum é essencial para o desenvolvimento de diversos vetores da economia do mar, olhando para o turismo, olhando para a praia, para a pesca, para a logística para o setor portuário”, destacou.
Na oportunidade, a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte, Letícia Vanzelote, destacou que a realização da terceira edição do Fórum durante a programação do Festimar é de suma importância para apresentar os potenciais rio-grandinos e debater o desenvolvimento da indústria e do comércio da região. “Para nós, é uma alegria estar recebendo o Fórum dentro da programação do Festimar, visto que ele tem por objetivo o desenvolvimento da nossa região. A CDL se preocupa com esse tema, assim como a Câmara de Comércio. A Portos RS e todas outras lideranças estiveram aqui presentes, com empresários que garantem riqueza e emprego na nossa região. Então, o fórum serve não só para fomentar o desenvolvimento rio-grandino, mas para trazer ideias de fora para serem implementadas aqui”, comentou.
Confira a programação do III Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul nesta terça-feira, 15
O segundo dia do evento irá iniciar às 9h, com o painel sobre a importância da construção naval no encadeamento produtivo regional, com destaque para as potencialidades de Rio Grande e região. A mediação é do Deputado Federal Alexandre Lindenmeyer com debatedores como Jones Soares, da Transpetro, e João Azeredo, da Sinaval/ABEEMAR, além de Ricardo Ávila, da Ecovix.
Após o intervalo, às 10h45, acontece o segundo painel, com mediação de Arthur Baptista (ARB.Legal – Advocacia Rocha Baptista) e os seguintes palestrantes: Ricardo Ávila (APL Marítimo RS), Walter Lucas da Silva (Cluster Tecnológico Naval – RJ) e Iñaki Knorr (Basque Trade & Investment). O intervalo para o almoço será às 12h15. Às 14h, tem início o terceiro painel do dia, mediado por Fernando Estima (Portos RS) com participação de Daniela Cardeal (Sindienergia-RS), Nina Torres (EDF Renewables Brasil) e Erick Aeck (Van Oord – Brasil). Às 15h30, ocorre um novo intervalo, seguido pelo quarto painel, às 15h45, novamente com mediação de Fernando Estima (Portos RS). Estão confirmados como debatedores Marcos Valério Galvão (Petrobras), Iwam Jaeger (Kincaid | Mendes Vianna Advogados) e Bruno Pinto Cruz (NAVOCEAN).
Encerrando o segundo dia, às 17h, acontece a palestra “Economia do Mar do Setor Náutico como Impulsionador da Economia Local”, ministrada por Mané Ferrari – Leandro Ferrari (Presidente da Acatmar, ex-Secretário de Turismo de Santa Catarina e consultor em Economia do Mar). O encerramento está previsto para às 18h.
Festimar
De 11 a 21 de abril, o Festival do Mar ocorre em Rio Grande-RS. São diversas atrações gratuitas, como shows locais, estaduais e regionais. O evento é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte e do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O patrocínio é de SEBRAE, Transpetro, Portos RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, ICATU+Sicredi, Cervejaria GG, Ecovias Sul, CMPC, Caixa, Biscoitos Zezé, CCGL, Yara Brasil, OSIRNET, DoctorClin, Postos Buffon, Corsan, Cootracam, Farmácias São João, ODFJELL TERMINALS Granel Química, Supermercados Guanabara, Praticagem da Barra do Rio Grande, Fruki, Unifertil Fertilizantes e Fertilizantes Piratini. O apoio é da Prefeitura Municipal do Rio Grande, em conjunto à Marinha do Brasil e ao Grupo RBS.
Por: Laura Cosme
Foto: Fernanda Cruz
ASCOM Festimar/AZ Comunicação