Na tarde de quarta-feira, 27, as artesãs do projeto Historiar, Ler e Bordar ministraram a oficina “Um mar de histórias bordadas: Lya Luft e as ‘coisas humanas’”. A atividade, que integrou a programação do Festimar, uniu a arte literária da autora gaúcha Lya Luft com as técnicas de pontos de bordados.
Durante a oficina, as participantes leram os escritos de Lya, refletiram sobre a leitura e, a partir da reflexão, desenvolveram os trabalhos manuais. A coordenadora do Setor de Literatura da SMCEEC, Luciana Gepiak, a atividade visa incentivar a leitura de escritoras femininas. “O nosso objetivo é ler literatura escrita por mulheres, literatura de escrita feminina. A gente lê os textos, basicamente são contos, crônicas e poesias. E aí depois, em vez de interpretar e escrever, nós fazemos uma reflexão, cruzando com as nossas experiências e passando todo o sentimento do texto para o bordado. Fazemos o movimento entre a leitura e a expressão dessa leitura entre linhas e cores”, destaca Luciana.
A oficina foi uma realização da secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a loja Art’Evidência, Praça Shopping e Festimar.
Por: Laura Cosme
Supervisão: Brenda Vieira Reg. 20231/RS
Foto: Gabriel Veríssimo
ASCOM Festimar/AZ Comunicações