Uma performance, do Grupo Teatro Incessante, na modalidade teatro de rua, aconteceu durante a tarde de sábado, no Festimar, com a intenção de levar os clássicos para o popular. Segundo o diretor Rodrigo Prestes, “há um distanciamento muito grande da arte. Por isso a ideia é tentar democratizar grandes autores. Fizemos a mistura de uma obra contemporânea, do italiano Luigi Pirandello com textos de William Shakespeare”, explicou o diretor.
A encenação conta a história de um faxineiro que sonhava em ser ator de teatro. A intenção é mostrar que qualquer pessoa pode ter a habilidade de fazer teatro. O faxineiro acaba criando na imaginação um personagem que interage com ele. No final da peça descobre que tudo foi, não fruto de sua imaginação, mas algo dele mesmo. “É o resgate daquela criança interior que todos nós temos”, conta Rodrigo.
Festimar
A realização do Festimar é da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo da Cultura. O patrocínio é da Caixa, Governo Federal, Portos RS — Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Bianchini, Ecosul, Banrisul Consórcio, Sicredi, CCGL Termasa Tergrasa, Osirnet, Biscoitos Zezé, Granel Química, Serra Morena, BRDE, Fruki, Yara Brasil, GG Cervejaria, Planalto, Vanzin, CEEE Equatorial, Farmácias São João, Supermercado Guanabara, Embaixador, Tanac, Praticagem da Barra do Rio Grande, Banco do Brasil, Unifértil, Rocha Terminais, Fertilizantes Piratini, Unimed, e Rek Parking. O apoio é da Marinha do Brasil, Sebrae e Grupo RBS.
Texto: Anete Poll
Foto: Fernanda Cruz