Hidrovias do Rio Grande do Sul são tema central de debates no segundo dia do I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul no Festimar

Na manhã desta terça-feira, 04, foi realizada a primeira rodada de painéis do segundo dia do I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS. O principal destaque da manhã foram as hidrovias gaúchas, tema abordado por autoridades no assunto. O evento acontece até o dia 5 de abril e faz parte da programação do Festimar.

No primeiro painel, intitulado “A hidrovia Binacional Brasil/Uruguai”, foram palestrantes o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery e o embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles. Os debatedores foram Cristiano Klinger, presidente da Portos RS; Carlos Foderé, diretor do Terminal Tacuari; e Walter Lídio Nunes, presidente da Sociedade de Engenharia do RS. A moderação foi realizada pelo gerente de planejamento e desenvolvimento da Portos RS, Fernando Estima.

O embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, apresentou as perspectivas do Uruguai a respeito da hidrovia binacional, uma estratégica rota de transporte visando conectar os países vizinhos através das águas, possibilitando o escoamento de produtos e impulsionando o desenvolvimento da região. De acordo com ele, o Porto do Rio Grande é absolutamente estratégico para o Uruguai. “A questão é mudar a visão para aproveitar aqueles investimentos que já temos para uma melhor integração econômica entre os países. Por isso o Porto do Rio Grande é absolutamente estratégico para nós”, declara.

Outra autoridade que se apresentou no primeiro painel foi o diretor geral da ANTAQ, Eduardo Nery. Ele destacou a infraestrutura e o potencial de movimentação de cargas do Porto do Rio Grande de se tornar um hub de inovação na América do Sul. “O Porto do Rio Grande tem um potencial enorme para o desenvolvimento do Porto Indústria voltado principalmente a atender os parques eólicos offshore, onshore e até nearshore que já se estudam e para ser também uma grande infraestrutura para a indústria do hidrogênio verde. As perspectivas são muito favoráveis para que o Porto de Rio Grande se torne esse hub port dessa região toda aqui da América do Sul”, declara.

O segundo painel da manhã, intitulado “O Futuro Das Hidrovias Gaúchas” contou com os palestrantes Eduardo Nery, diretor geral da ANTAQ, Fernando Estima, gerente de planejamento e desenvolvimento da Portos RS e Roberto Hallal, gerente de logística do CMPC. Os debatedores foram Sérgio Klein, coordenador do GT de logística do COINFRA/FIERGS; Wilen Mantelli, presidente da Hidrovias RS; Arthur Rocha Baptista, presidente do APL Marítimo RS; e Rodrigo Velho, diretor comercial da Unidade Tecon Rio Grande da empresa Wilson Sons. A moderação foi de Antônio Carlos Bacchieri Duarte, presidente do Conselho do APL Marítimo RS e VP de Infraestrutura da Federasul.
A Associação Hidrovias do RS (HidroviasRS) se fez presente no evento a partir da pessoa do seu presidente, Wilen Manteli. Para ele, o potencial das hidrovias gaúchas é invejável. Wilen comenta que o papel da HidroviasRS é “apoiar o governo, apoiar a Portos RS, apoiar a Secretaria de Transporte”. Ele acrescenta a importância do envolvimento dos órgãos do governo em todas as esferas: “nós queremos envolvimento dos órgãos do governo com todos: desenvolvimento, meio ambiente, transporte, porque o Estado é único e nós temos que estar juntos”.

O I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul é uma realização de APL Marítimo RS, Portos RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL e conta com patrocínio do BDRE, Wilson Sons e Badesul. Este evento está em sinergia com o Grande Pacto da Inovação no município do Rio Grande e integra a programação do 1º Festival do Mar – Festimar.

Festimar

O Festival do Mar — Festimar é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte. O evento tem a parceria da Prefeitura do Rio Grande e Prefeitura de São José do Norte. O patrocínio é da Portos RS – Governo do Estado, Corsan – Governo do Estado, Ecosul, Refinaria Riograndense, Postos Buffon, Cervejaria GG, Yara Brasil, Supermercados Guanabara, BRDE, Fruki Bebidas, Wilson Sons, Praticagem da Barra do Rio Grande e Fertilizantes Piratini.

Por: Brenda Pacheco
Supervisão: Brenda Vieira Reg. 20231/RS
ASCOM Festimar

COMPARTILHE