O II Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS terá a sua segunda edição no ano de 2024. A pauta da economia azul é considerada como alicerce do planejamento e desenvolvimento do setor econômico da região sul. O evento acontece nos dias 27 e 28 de março, na Câmara do Comércio do Rio Grande. A primeira atividade da programação conta com Felipe Jorge, Diretor Superintendente da Refinaria Riograndense, que estará à frente da palestra “Primeira biorrefinaria do Brasil”, a partir das 9h.
Em seguida, às 10h30, o Painel Plano Espacial Marinho (PEM) contará com o Vice-almirante Fonseca Júnior, Comandante do 5º Distrito Naval, e Almirante Jaques, Secretário da CIRM. Tatiana Silva, pesquisadora da UFRGS, Vanessa Braga, Gerente de Departamento de Meio Ambiente do BNDES, e Luiz Passos, Analista do Departamento de Meio Ambiente do BNDES, serão os debatedores. Danilo Giroldo, reitor da FURG, mediará a conversa.
Ainda no dia 27 de março, a partir das 14h, o painel “Novas possibilidades em movimentação, operações portuárias e Rio Grande porto indústria” conta com os palestrantes Cristiano Klinger, presidente da Portos RS, e Paulo Bertinetti, diretor-presidente da unidade Tecon Rio Grande da Wilson Sons SA. Também participam do debate Guillermo Valles, embaixador do Uruguai no Brasil, Fernando Fuscaldo Junior, presidente da SINDANAVE, e Fernanda Hackbart, CEO da Connexion Export. Fernando Estima, gerente de planejamento e desenvolvimento da Portos RS, será o mediador.
A última atração do primeiro dia do II Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS será o painel “Inovação: Fonte de desenvolvimento na Economia Azul”, a partir das 15h45. Os palestrantes são Edmar Moraes, CEO da Ilhahub de Inovação, e Renato Regazzi, assessor da presidência da SEBRAE/RJ. Os debatedores são Artur Gibbon, diretor do Oceantec, Márcio Cruz, consultor de inovação do SEBRAE, e um representante do Badesul. Ciro Vives, gerente da regional Sul do SEBRAE/RS, será o mediador.
Os debates continuam no dia 28 de março, onde o painel “Oportunidades para o setor portuário no processo de descarbonização” está marcado para às 9h. O debate contará com Luciano Cesar Lucas, gerente de compras da Mingyang Smart Energy, Uirá Cavalcante Oliveira, gerente de meio ambiente e sustentabilidade da ANTAQ, Henrique Ilha, diretor de meio ambiente da Portos RS, Leonardo Busatto, diretor de planejamento do BRDE, José Gabriel Cardoso, gerente jurídico do Grupo Darcy Pacheco, e Edisiene Correia, gerente de desenvolvimento de eólicos offshore da Shizen do Brasil. O mediador será Arthur Rocha Baptista, diretor da APL Marítimo RS.
Logo a seguir, a partir das 10h45, será apresentado o painel “Alternativas para a indústria naval do RS”. Os palestrantes serão André Guardin, gerente de compras da Gerdau Aços Longos S/A, e Almirante Flávio Brasil, diretor da Emgepron. Os debatedores serão o dep. federal Alexandre Lindenmeyer, Ricardo Ávila, diretor operacional da ECOVIX e presidente do APL Marítimo, e Priscila Drehmer, gestora de contas da Gerdau Aços Longos S/A. O jornalista Daniel Scola será o mediador da conversa.
O painel de encerramento começa às 12h15, com o tema “Grande Pacto da Inovação e o desenvolvimento da economia azul no Rio Grande”, com os palestrantes Richard Grantham, presidente do conselho da APL Marítimo, Claudia Maia, coordenadora do Grande Pacto da Inovação, e Marcelo Valente, presidente do CDL Rio Grande e São José do Norte.