Incentivo das instituições em projetos é destaque no último dia do I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul

O I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS teve seu encerramento na tarde desta quarta-feira, 05, na Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande. O painel “O papel das instituições de fomento em projetos relacionados à economia azul” foi comandado pelos palestrantes Alexsander Leitzke, Gerente de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE; Jeanette Lontra, Presidente do BADESUL e Marcos Buttow, Gerente da Agência Sicredi Rio Grande. O evento decorreu nos dias 3, 4 e 5 de abril e integrou a programação do Festimar.

Marcos Buttow pontuou a importância de discutir políticas públicas para organizar questões financeiras e proporcionar uma estruturação para comercialização do pescado. “Nós aqui [no município] temos uma grande oportunidade, principalmente para comercializar frutos do mar, por exemplo a safra do camarão. Uma grande oportunidade que não é totalmente organizada e explorada da forma que poderia ser”, afirmou. 

Por outro lado, Alexsander Leitzke declarou que “para falar em desenvolvimento, a inovação tem que caminhar junto. Ela é transversal a vários segmentos da economia e na azul não é diferente”. O Gerente de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul também ressaltou a importância do incentivo aos projetos neste segmento: “Temos programação de inovação, de aceleração de startups, inclusive, a última vencedora é riograndina, a Terramares, que é da FURG. Estamos atentos para o programa aberto novamente esse ano. Através dessa rede de apoio e de contato que nós conseguimos trazer essas empresas para ajudar na alavancagem dos grandes projetos de infraestrutura”, disse. 

Por fim, a palestrante Jeanette Lontra disse que a economia azul é fundamental para Rio Grande e que “o BADESUL vem aqui para apresentar algumas alternativas de crédito para que possamos ajudar no crescimento do município e, consequentemente, do Estado”. 

A programação incluiu também o painel “A economia azul sob o olhar da inovação/cases”, com os debatedores Felipe Rateiro, sócio-diretor da empresa Technomar Engenharia e Carlos De Luca, da empresa Aerotec. Neste painel, foram discutidos os cases das startups riograndinas Terramares, por Victor Magalhães, e SIAPESQ, por Talles Lisboa.

Seguindo a tarde, o painel “Pesca e aquicultura nas águas gaúchas” teve a presença de Carlos Mello, Secretário Executivo do Ministério de Pesca e Aquicultura, e Luis Gustavo Cardoso, Professor do Instituto de Oceanografia da FURG. Os debatedores presentes foram Torquato Ribeiro Pontes Netto, presidente do Sindipesca e Conselheiro da FIERGS; Rafael Paes, Professor da FURG e Fábio Branco, Prefeito do Rio Grande, que também realizou o encerramento do Fórum. 

O I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul é uma realização de APL Marítimo RS, Portos RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL e conta com patrocínio do BDRE, Wilson Sons e Badesul. Este evento está em sinergia com o Grande Pacto da Inovação no município do Rio Grande e integra a programação do 1º Festival do Mar – Festimar.

Festimar 

O Festival do Mar — Festimar é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte. O evento tem a parceria da Prefeitura do Rio Grande e Prefeitura de São José do Norte. O patrocínio é da Portos RS – Governo do Estado, Corsan – Governo do Estado, Ecosul, Refinaria Riograndense, Postos Buffon, Cervejaria GG, Yara Brasil, Supermercados Guanabara, BRDE, Fruki Bebidas, Wilson Sons, Praticagem da Barra do Rio Grande, Cootracam RG e Fertilizantes Piratini.

Por: Paulo Sérgio Nunes
Supervisão: Brenda Vieira Reg. 20231/RS 
ASCOM Festimar

COMPARTILHE