Museu Cidade do Rio Grande abre ao público durante o Festimar

Para todos os lados que olhamos no Rio Grande, vemos história. E não é à toa, já que é a primeira cidade fundada no Rio Grande do Sul. Mas muitas vezes, na correria do dia a dia, passamos despercebidos por lugares que contam essa história riquíssima.

Por isso, o Museu da Cidade do Rio Grande abre suas portas para receber a população rio-grandina e turistas que querem conhecer um pouco mais sobre o berço do Rio Grande do Sul. O acervo do museu conta com mais de 10 mil peças, que remontam desde os primórdios da ocupação humana no Rio Grande, através de artefatos arqueológicos encontrados na região.

“O Museu da Cidade do Rio Grande salvaguarda a história da cidade através dos objetos que foram doados pela população rio-grandina”, ressalta Lauro Barcellos, diretor do museu. Além do vasto acervo, o Museu da Cidade também conta com painéis informativos, traçando a linha do tempo desde a formação da cidade até os dias de hoje, uma verdadeira viagem no tempo para os visitantes.

“Temos uma exposição de longa duração que conta a história da cidade em uma linha do tempo através dos objetos remontando a história da cidade. E também temos uma exposição de curta duração onde podemos trabalhar com os demais acervos que temos no museu”, complementa o professor Lauro. O museu estará aberto durante todos os dias do Festimar com entrada gratuita aos visitantes. ”É muito importante que a população em geral vá até o museu para conhecer a história da cidade e poder se reconhecer dentro da sua própria história, pois todos nós fazemos parte da história da cidade”, conclui o diretor do Museu da Cidade.

Confira os horários de funcionamento entre os dias 30 de março e 9 de abril:

Segunda à sexta: 09:00 às 17:00
Sábados, domingos e feriados: 10:00 às 16:00

COMPARTILHE