No Festimar, Largo do Mercado Público recebe foodtrucks com opções para todas as famílias 

No Largo do Mercado Público, diversos foodtrucks atendem aqueles que prestigiam os artistas do Palco Gastronomia. Os veículos, adaptados para preparar e vender comida, oferecem uma gama de possibilidades individuais e familiares, além de pratos clássicos como frutos do mar e produções artesanais. O espaço valoriza e dá visibilidade para comerciantes locais que, durante o ano, se preparam para atender o público do Festimar. 

Salgados

No Maré 53, os visitantes conferem um cardápio de frutos do mar deliciosos. Com porções de camarão empanado, pastéis e até mesmo iscas de carne, o empreendimento espera o público do Festimar para entrar no clima do evento. Para Samuel Bernasconi, proprietário do foodtruck, estar no Festival é uma excelente oportunidade de dar visibilidade aos seus produtos.

Já o Smoke Barbecue marca presença pela segunda vez no Festimar, e, segundo Mariana Oliveira, responsável comercial, o carro chefe são as carnes defumadas. A loja também oferece petiscos como batatas fritas e baguetes, e estão preparados para o grande fluxo de visitantes que passam pelo Mercado Público. Ao lado, a Distribuidora de Bebidas Alemão também chega ao Festival pela segunda vez. Ano passado, o empreendimento trouxe uma variedade de drinks e, em 2025, a equipe adicionou um cardápio de hambúrgueres para todos os gostos. Para David Ramires, responsável pelo estande da Distribuidora, estar presente no evento é essencial para dar visibilidade à loja.

Luís Ângelo, dono do Pastel do Guri, traz o empreendimento pela segunda vez para o Festival, e espera uma repercussão ainda maior que a do ano passado. O foodtruck conta com opções vegetarianas e pratos especiais como pastéis de carne de panela, filé e camarão. 

Na Turma do Krep’s e Doces, além dos kreps tradicionais, a loja também oferece sobremesas: há cerca de 12 anos, o empreendimento produz pé de moleque, cocadas e doces de leite, todos produzidos na hora. Para Letícia Miranda, atendente da loja, a repercussão do ano passado foi suficiente para que a loja desejasse estar presente na edição de 2025. 

Ao lado do Palco Gastronomia, o Porrada Lanches conta com uma estrutura preparada para atender a todos os visitantes. O cardápio possui opções como torres de batata frita, batatas no cone, porções de picanha e uma variedade de bebidas. 

Na mesma linha de refeições rápidas, a King Kone chega ao Festimar pela terceira vez consecutiva, e propõe um “menu de boteco”, com petiscos como iscas de frango frito, batata rústica e anéis de cebola. “Ano passado foi ótimo! Tivemos uma boa experiência, e por isso voltamos para essa edição”, afirmou Ingrid Kisner, responsável pelo foodtruck. Ingrid também destacou que, neste ano, a King Kone chega ao evento com um cardápio ainda mais variado. 

A Cachorrão Estufadão, gerenciada por Luís Ângelo, marca presença pela primeira vez no Festimar com boas expectativas e um cardápio com cachorros-quentes de diversos tipos. A loja, que opera há 2 anos na Vila Maria, convida o público para uma refeição completa.

Alex e Simone Souto trazem para o Festimar, pela segunda vez, a Mek Bom Lanches e Petiscos, empreendimento com linha completa de lanches — churros, crepe, batata chips, açaí, sorvete e pastéis. Segundo Alex, o forte da equipe são as porções. 

E para os amantes de frango frito, a FPN, maior franquia de frango frito do sul do Brasil, espera os visitantes com frangos de casquinha crocante e acompanhamentos especiais. A franquia atua em Rio Grande há 5 anos e, segundo Patrícia De Luca, responsável pelo empreendimento, as expectativas são de fluxo intenso. 

Doces 

Em 2025, é a primeira vez que Kamila Brito, dona do Kamily’s Shake, participa do Festimar. A empreendedora inscreveu seu estande após escutar bons relatos daqueles que participaram do evento no ano passado, e espera que esse ano repita o sucesso de 2024. O foodtruck oferece sorvetes, milkshakes e espetinhos. 

Pela segunda vez no Festimar, a Tchê Cocadas traz um cardápio variado, que vai da refeição completa à sobremesa. Segundo Bruno Pacheco, responsável pelo estande, estar no Festimar é vatanjoso pela repercussão do evento. “O ano passado foi extraordinário, graças a Deus. Esse ano, nossa expectativa é que seja o dobro do sucesso”. 

E como os dias de sol pedem por um bom açaí, o Açaí da Terra chega ao Festival do Mar com acompanhamentos excelentes. A empresa familiar é representada por Yuri Mendonça, proprietário da loja que já atua há dois anos no Cassino. Segundo o dono: “a estrutura melhorou do ano passado para cá, e as expectativas para essa edição são as melhores”.  

Festimar

De 11 a 21 de abril, o Festival do Mar ocorre em Rio Grande-RS. São diversas atrações gratuitas, como shows locais, estaduais e regionais. O evento é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte e do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O patrocínio é de SEBRAE, Transpetro, Portos RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, ICATU+Sicredi, Cervejaria GG, Ecovias Sul, CMPC, Caixa, Biscoitos Zezé, CCGL, Yara Brasil, OSIRNET, DoctorClin, Postos Buffon, Corsan, Cootracam, Farmácias São João, ODFJELL TERMINALS Granel Química, Stok Center, Supermercados Guanabara, Praticagem da Barra do Rio Grande, Fruki, Unifertil Fertilizantes e Fertilizantes Piratini. O apoio é da Prefeitura Municipal do Rio Grande, em conjunto à Marinha do Brasil e ao Grupo RBS.

Foto: Marcos Jatahy

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