O Sindicato Rural recebeu neste sábado, 08, oficinas de Prova de Galpão com membros titulados do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O objetivo das oficinas foi mostrar à comunidade as provas que precisam ser realizadas nos concursos que elegem as prendas e peões do estado.
A tarde no Galpão Festimar, no Sindicato Rural começou com cuia, erva-mate, água quente e muitos saberes compartilhados. Foram promovidas oficinas de charque, encilha, poncho, chimarrão, mostra folclórica sobre acessórios e joias antigas. As oficinas demonstraram as provas realizadas pelos candidatos às prendas e peões do estado durante os concursos Ciranda Cultural de Prendas e Entrevero Cultural de Peões.
Jussara Sena é coordenadora da 6ª Região Tradicionalista do Rio Grande. Ela explica que as atividades são uma forma de mostrar à sociedade rio-grandina a riqueza da cultura gaúcha e, principalmente, esclarecer que os concursos de peão e prenda, como a Ciranda Cultural, não são concursos de beleza e exigem vasto conhecimento histórico e cultural das participantes. “Os concursos não têm avaliação de beleza, mas sim a capacidade cultural das participantes”, declarou.
Festimar
O Festival do Mar — Festimar é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte. O evento tem a parceria da Prefeitura do Rio Grande e Prefeitura de São José do Norte. O patrocínio é da Portos RS — Governo do Estado, Corsan — Governo do Estado, Ecosul, Refinaria Riograndense, Postos Buffon, Cervejaria GG, Yara Brasil, Supermercados Guanabara, BRDE, Fruki Bebidas, Wilson Sons, Praticagem da Barra do Rio Grande, Fertilizantes Piratini, Cootracam RG e Vetorial Internet.
Por: Brenda Pacheco
Supervisão: Brenda Vieira Reg. 20231/RS
Foto: Edu Rickes
ASCOM Festimar/Grupo Zenobini