Renato Borghetti e a Fábrica de Gateiros trazem a cultura tradicionalista para o Festimar

O Palco do Porto Histórico recebeu na noite de quinta-feira, 28, a apresentação do acordeonista Renato Borghetti e a Fábrica de Gaiteiros. 

O show, que faz parte da extensa programação cultural do Festimar, reuniu diversos Centros de Tradição Gaúcha da cidade do Rio Grande para conferir o estilo único do artista.

“É muito legal retornar ao Rio Grande junto de um evento tão especial e também com um formato que pra mim está sendo a primeira vez. É a primeira vez que estou trazendo para a cidade a Fábrica de Gaiteiros”, comenta Borghetti.

O projeto Fábrica de Gaiteiros, existente desde 2010, visa resgatar a cultura da gaita no estado do Rio Grande do Sul. Segundo o artista, o projeto contempla 600 crianças e adolescentes entre sete e 15 anos e está presente em 23 cidades.  “Nós fabricamos a gaita, 100% dela, não tercerizamos nenhuma peça. Só que diferente de uma fábrica normal, quando fica pronta a gaita, a gente não vende, não comercializa, toda a produção é destinada ao ensino de crianças de 7 a 15 anos, tudo de forma gratuita. Eles também podem levar a gaita gratuitamente para casa para estudar, depois devolve para outro colega, como se fosse um rodízio, um livro de uma biblioteca. Atualmente, temos 600 alunos, em 23 cidades. Hoje, em Rio Grande, estamos com a turma da cidade de Tapes, uma turma muito boa, com professores de ótima qualidade”, ressalta Renato Borghetti.

Por: Laura Cosme

Supervisão: Brenda Vieira Reg. 20231/RS

Foto: Guga Volks

ASCOM Festimar/AZ Comunicação

COMPARTILHE