Solenidade de Abertura do FESTIMAR reúne milhares de pessoas no Centro Histórico

O Festival do Mar – Festimar 2024 teve sua Solenidade de Abertura na noite desta sexta-feira, 22, no Palco Porto Histórico. Estiveram presentes autoridades locais – civis, militares, federais, estaduais e municipais – com a participação da banda dos Fuzileiros Navais.


O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte, Marcelo Valente, Marcelo Valente deu as boas-vindas e ressaltou o sentimento de união com a realização do Festimar. “Se não fossem todos esses parceiros, amigos e companheiros que estão aqui hoje, que fizeram cada um pouco, não teríamos realizado este evento. Foram muitas mãos para entregar um grande festival. O Festival do Mar chega na sua segunda edição com uma experiência nova para quem chegue aqui possa levar consigo um pouco da nossa história”, enfatiza.


O Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-almirante Augusto José Fonseca Júnior declarou sua satisfação e orgulho de estar representando a Marinha do Brasil em um evento que preserva a história e a cultura marítima da região. “Gostaria de externar a todos os presentes a nossa satisfação de estar aqui representando a Marinha do Brasil em um evento de grande magnitude para a cidade do Rio Grande. Este evento vai além de uma simples festa, é um importante resgate da cultura, da história e turismo”.

A Miss Universo Brasil 2023, a rio-grandina Maria Brechane, enviou um recado para a população da cidade do Rio Grande e todo o público presente no Festimar 2024. Ela não pôde estar presente por estar cumprindo agenda, mas disse estar imensamente feliz pela realização do evento. “Esta é uma festa que destaca todas as potencialidades da nossa cidade e ajuda a fomentar o nosso turismo”, disse. Saibam que eu irei levar o nome da minha cidade comigo por onde eu passar, ao redor de todo esse mundo”, finalizou.


O Prefeito Municipal do Rio Grande Fábio Branco evidenciou a relevância da segunda edição do evento para o município. “Rio Grande já merecia por muito tempo ter um evento deste porte. Queria fazer uma pequena reflexão de que é preciso ter coragem de fazer este evento. Nós não fizemos mais que a nossa obrigação, pois a Prefeitura tem que fazer sempre grandes eventos e grandes parcerias. A CDL tem demonstrado a coragem de fazer diferente, a coragem de fazer projetos inovadores. A proposta da Festimar é diferente. É uma festa proporcionada ao povo rio-grandino e para aqueles que vêm nos visitar, os nossos turistas. O foco no desenvolvimento e no turismo se faz com qualidade e a Festimar tem feito uma grande diferença para que a gente consiga de fato reconstruir a nossa cidade”, enfatiza Fábio Branco.


Durante a solenidade de abertura, também estiveram presentes a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo do Município do Rio Grande, Luciane Compiani Branco, o vice-presidente de Câmara Municipal do Rio Grande, vereador Luciano Figueiredo Luka, o Capitão dos Portos do Rio Grande, Capitão de Mar e Guerra, Luciano de Assis Luiz. Representando a presidência da Federação da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo, Gilberto Siqueira, o coordenador do Festival do Mar, Renato Silveira, representando o deputado federal Alexandre Lindenmeyer, Paulo Rodrigues, a embaixadora do Festival do Mar, Emily Baumbach, da 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Daniel Pedras, representando o 6º BPM, o capitão Schmidt e o tenente Ramalho, representando o Pelotão de Bombeiros da cidade do Rio Grande, Tenente Colares. Além disso, representando também o presidente do Conselho da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo, Renato Lima. Representando a Portos RS, Fernando Estima.


Festimar
A realização do Festimar é da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo da Cultura. O patrocínio é da Portos RS — Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Bianchini, Ecosul, Banrisul Consórcio, Sicredi, CCGL Termasa Tergrasa, Osirnet, Biscoitos Zezé, Granel Química, Serra Morena, BRDE, Fruki, Yara Brasil, GG Cervejaria, Planalto, Vanzin, CEEE Equatorial, Farmácias São João, Supermercado Guanabara, Embaixador, Tanac, Praticagem da Barra do Rio Grande, Banco do Brasil, Unifértil, Rocha Terminais, Fertilizantes Piratini e Rek Pay. O apoio é da Marinha do Brasil, Sebrae e Grupo RBS.

Por: Laura Cosme e Gabriel Veríssimo
Supervisão: Brenda Vieira Reg. 20231/RS
Foto: Fernanda Cruz
ASCOM Festimar/AZ Comunicações

COMPARTILHE