Torneio Festimar de Padel e etapa Master do Brasil Padel Tour movimenta os clubes do Rio Grande

Na última sexta-feira, 07, teve início o Torneio Festimar de Padel, que contou como fase classificatória para a disputa do Brasil Padel Tour – Etapa Master. Depois de definidas as duplas classificadas, aconteceram os jogos da Primeira Rodada do Quadro Principal. Neste sábado, 08, foram disputadas as oitavas e quartas de final. Por fim, no domingo, 09, pela manhã, as quatro melhores duplas se enfrentam em duas semifinais para definir os finalistas que disputarão o troféu de campeão do Brasil Padel Tour – Master Rio Grande, na parte da tarde. A disputa contou com a presença de padelistas internacionais, naturais da Argentina, Paraguai e Uruguai. 

Já a programação para as categorias amadoras teve todos os jogos da Primeira Fase e das décimas-sextas de final na sexta, 07. Em seguida, no sábado, 08, foram disputadas as oitavas, quartas e semifinais, enquanto a manhã de domingo ficará reservada para as finais de cada uma destas categorias.  

Matheus Simonato, atual 9º colocado no ranking nacional e representante do Brasil nos Mundiais de Calgary 2008 e Dubai 2021, enxerga um grande desenvolvimento do padel nos últimos anos. “Nós jogamos e vivemos o Padel há muito tempo, e é uma alegria que o esporte esteja nesse momento. Já passamos por fases bem ruins, com poucos clubes, poucos jogadores, poucas crianças e pouquíssimas mulheres jogando.  Hoje, podemos ver que o padel evoluiu como um geral assim e temos clubes com muita qualidade nos seus quadros. Nós acreditamos que [o padel] vai continuar explodindo e, quem sabe, no futuro, seja um esporte olímpico. Seria muito bacana”, afirmou.

Já Lucas Cunha, que ocupa a 2ª posição do Brasil Padel Tour e esteve nos Mundiais de Cascais 2016, Dubai 2021 e Doha 2022, avaliou a estrutura do padel riograndino: “O padel no interior, de um modo geral do Rio Grande do Sul e em Rio Grande, particularmente, tem muita história. [Rio Grande] é uma cidade que sempre teve ótimos jogadores e nós vemos que tem uma estrutura nos clubes que não perde pra nenhuma estrutura de outra região do país ou de fora. Eu jogo padel há 22 anos, já viajei bastante e a estrutura física dos clubes aqui hoje em dia não perde em termos de quadra e também de visibilidade”, declarou.

Um dos representantes internacionais, Nicolás “Nico” Egea, melhor jogador do ranking argentino em 2019 e 2020, mencionou estar muito feliz em jogar no Brasil pela primeira vez e falou sobre as diferenças do esporte entre os países: “A principal diferença é que na Argentina se joga há mais tempo. [O Brasil] pode ter a mesma projeção que tem na Argentina. As instalações são de grande nível e isso ajuda muito para a projeção ser positiva ao passar dos anos”. 

Por sua vez, Alejo Gimenez, atleta e professor de padel argentino, é o atual número 7 do ranking do BPT. Há quatro anos morando no Brasil, o padelista destaca a importância do trabalho nas categorias de base. “Acho que [o padel] cresceu bem mais na parte aqui do Rio Grande do Sul. Estão vindo muitos argentinos e uruguaios. Muito da escola argentina [o segundo melhor país do mundo no esporte] está entrando aqui. A estrutura dos clubes está em um nível incrível. Ainda há muito para trabalhar e vai levar um tempo, mas acho que a próxima geração brasileira, os filhos dos jogadores de agora, vai competir a nível mundial”, ponderou. 

O evento é organizado pela coordenação da Sequeira Padel School e também pelos demais clubes da cidade: Aqua Padel, Blue Padel, Estação Padel, Padel Lobby, Sunset Padel, TenisPadel e Wolf Padel, em parceria com o Festimar. 

Festimar 

O Festival do Mar — Festimar é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte. O evento tem a parceria da Prefeitura do Rio Grande e Prefeitura de São José do Norte. O patrocínio é da Portos RS – Governo do Estado, Corsan – Governo do Estado, Ecosul, Refinaria Riograndense, Postos Buffon, Cervejaria GG, Yara Brasil, Supermercados Guanabara, BRDE, Fruki Bebidas, Wilson Sons, Praticagem da Barra do Rio Grande, Cootracam RG e Fertilizantes Piratini.

Por: Paulo Sérgio Nunes
Supervisão: Brenda Vieira Reg. 20231/RS 
Foto: Guga Volks
ASCOM Festimar/Grupo Zenobini 

COMPARTILHE