Último dia do III Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul debate mudanças climáticas, planejamento espacial marinho e Grande Pacto da Inovação 

O Festival do Mar – Festimar sediou, nesta quarta-feira, 16/04, o último dia do III Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul. O evento debateu temas como planejamento espacial marinho, mudanças climáticas, descarbonização, hidrogênio no Rio Grande do Sul e o Grande Pacto pela Inovação Economia Azul no Rio Grande. 

A programação iniciou às 9h com o painel “Planejamento Espacial Marinho”, mediado pelo Diretor de Meio Ambiente da Portos RS, Henrique Ilha. A palestra contou com a participação do Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior.

Segundo o Vice-Almirante, a realização do Fórum foi uma oportunidade para trazer mais conhecimentos e, consequentemente, fomentar o debate da economia azul na cidade. “É uma oportunidade muito importante para toda a comunidade marítima. Uma realização que traz à baila uma série de assuntos relevantes, não só para a região, mas também para o desenvolvimento do país Então, a economia azul é um assuntos. Nós tivemos apresentações bastante relevantes, não só relacionadas ao planejamento espacial marinho, mas também ao desenvolvimento de clusters tecnológicos navais, que foram abordados ao longo da semana. É um conjunto de apresentações que, ao final da semana, vai trazer ainda mais conhecimento para todos os que aqui tiveram a oportunidade de participar”, afirmou. 

Ainda na parte da manhã, o Fórum apresentou o painel “Projeto de Hidrogênio para o RS”, com o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger. A palestra teve como foco a transição energética do Rio Grande do Sul por meio do uso do Hidrogênio Verde, visando construir um novo ramo na matriz econômica de alta tecnologia. 

Conforme Cristiano Klinger, a realização do evento é fundamental para possibilitar uma discussão técnica e a retomada da utilização do potencial que a Cidade do Rio Grande possui.  “É fundamental para a gente poder fazer essa discussão técnica e olhar esse potencial. Tudo que nós temos voltado à economia do mar, aqui na nossa região. Então, a realização do seminário, junto com o Fórum da Economia Azul, é fundamental porque tem toda essa relação. A gente está trazendo discussões e temas muito pertinentes a toda a construção e à retomada da utilização desse potencial que a gente tem da economia no mar, na nossa região. Rio Grande, por ser a Capital Nacional das Águas, está proporcionando e trazendo esse evento técnico. Nos traz esse potencial da nossa região como um todo”, destacou.

Já no período da tarde, o Fórum recebeu o terceiro painel do dia com o tema: “Descarbonização no contexto da economia azul”, com mediação de Henrique Ilha e participação do representante da empresa ARVUT Licenciamento Ambiental, Kayo Soares, a representante da Souto Correa Advogados, Mariana Niquel, e o ecólogo e professor da FURG, Marcelo Dutra. 

O foco do painel foi às práticas ESG, conjunto de ações que visam a responsabilidade social, ambiental e de governança, além da redução da emissão de gases de efeito estufa e o desmatamento e práticas perversas de extração mineral. 

Integrando a programação do evento, o diretor Superintendente da Refinaria Riograndense, Felipe Jorge, realizou uma palestra com o tema: Refinaria Riograndense – Fase 2 do Projeto Biorrefinaria. Na oportunidade, foi apresentado o pioneirismo da Refinaria em ser a primeira da América Latina em transformar a biomassa em combustíveis, energia e químicos. 

A terceira edição do evento encerrou com o painel “Grande Pacto da Inovação e a Economia Azul no Rio Grande”, mediado pelo presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, com a participação da representante do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, representantes do Tecon/Wilson Sons, Giovanni Phonlor e o representante da Praticagem da Barra do Rio Grande, Guido Cajaty Gonçalves.

Festimar

De 11 a 21 de abril, o Festival do Mar ocorre em Rio Grande-RS. São diversas atrações gratuitas, como shows locais, estaduais e regionais. O evento é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte e do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O patrocínio é de SEBRAE, Transpetro, Portos RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, ICATU+Sicredi, Cervejaria GG, Ecovias Sul, CMPC, Caixa, Biscoitos Zezé, CCGL, Yara Brasil, OSIRNET, DoctorClin, Postos Buffon, Corsan, Cootracam, Farmácias São João, ODFJELL TERMINALS Granel Química, Stock Center, Supermercados Guanabara, Praticagem da Barra do Rio Grande, Fruki, Unifertil Fertilizantes e Fertilizantes Piratini. O apoio é da Prefeitura Municipal do Rio Grande, em conjunto à Marinha do Brasil e ao Grupo RBS.

Por: Laura Cosme

Supervisão: Brenda Vieira Reg. 20231/RS

Foto:  Fernanda Cruz

ASCOM Festimar/AZ Comunicação

COMPARTILHE

Próxima notícia