O palco do Porto Histórico do Festimar recebeu a Banda Amigos para uma apresentação muito especial na tarde deste domingo, 20/4. Com repertório variado e bem animado, a Banda contagiou a plateia que não os deixou saírem do palco sem um último bis.
A Banda Amigos é um projeto que surgiu da iniciativa de familiares e apoiadores de pessoas atípicas. A proposta nasceu da necessidade de criar um espaço para que esses indivíduos pudessem expressar seus potenciais por meio da música. A motivação central do grupo é oferecer oportunidades para aqueles que dependem diretamente do apoio logístico dos responsáveis para participar de atividades culturais, esportivas e artísticas.
Composta atualmente por 22 integrantes, a banda é uma referência de interação, com mobilização constante e engajamento nos eventos para os artistas. Os integrantes aguardam com expectativa cada apresentação, e muitas vezes as famílias se envolvem na organização, lembrando e preparando-os para os compromissos.
Oportunidades como o Festimar ajudam a dar visibilidade aos atípicos, mas não simplesmente pela visibilidade em si, mas para lembrar que todos têm potencial. André Ferraghi, carinhosamente chamado de “capitão da banda”, defende a ocupação de espaços públicos como forma de inclusão. “Nós poderíamos estar ensaiando só para nós. Mas queremos mostrar para a rua que a gente existe e que outros também podem participar”, conclui.
Fernando é músico profissional e deficiente visual, integra a Banda Amigos e também atua no grupo Samba de Vela, é músico desde os seis anos de idade, quando fez sua primeira apresentação. Para ele, hoje foi a melhor a apresentação de todos os tempos da Banda Amigos. Fernando ainda contou que seu plano é crescer ainda mais a Banda Amigos. “Tocar em outras partes aqui da cidade, para públicos ainda maiores, para mais shows como esse. E que as pessoas possam compreender que a deficiência não é uma limitação — é só um caminho diferente para conseguir teu sonho”.
Rafael, que também participa de duas bandas, se apresentou dois dias seguidos no Festimar, no sábado atuou como baterista no Musical Escola Viva e hoje se apresentou nos vocais da Banda Amigos. Neste domingo foi acompanhado ainda pelos olhares carinhosos da mãe, Neiva Teixeira, e da namorada, Ana Paula, 28 anos pedagoga. Ana Paula confessou que a música é tudo na vida do artista e se orgulha muito de ser sua namorada. Já a mãe destaca como a música foi fundamental no processo de desenvolvimento. “No começo, ele não falava nada, só dizia ‘tá’ e ‘não’. Quando entrou no grupo, há 15 anos, em menos de dois meses já começava a montar frases. Evoluiu tremendamente”, lembra ela.
A Banda Amigos é um grupo autônomo e funciona de forma colaborativa. Os ensaios ocorrem semanalmente, todas as quintas-feiras, há seis anos, das 19h às 21h, na Avenida Portugal, número 283. A sede está sempre aberta para visitas de interessados em conhecer o trabalho e até mesmo integrar a banda.
Festimar
De 11 a 21 de abril, o Festival do Mar ocorre em Rio Grande-RS. São diversas atrações gratuitas, como shows locais, estaduais e regionais. O evento é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte e do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O patrocínio é de SEBRAE, Transpetro, Portos RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, ICATU+Sicredi, Cervejaria GG, Ecovias Sul, CMPC, Caixa, Biscoitos Zezé, CCGL, Yara Brasil, OSIRNET, DoctorClin, Postos Buffon, Corsan, Cootracam, Farmácias São João, ODFJELL TERMINALS Granel Química, Stock Center, Supermercados Guanabara, Praticagem da Barra do Rio Grande, Fruki, Unifertil Fertilizantes e Fertilizantes Piratini. O apoio é da Prefeitura Municipal do Rio Grande, em conjunto à Marinha do Brasil e ao Grupo RBS.
Supervisão: Brenda Vieira Reg. 20231/RS
Foto: Raquel Thormann
ASCOM Festimar/AZ Comunicação