Inicia-se em Rio Grande seminário nacional para discutir governança e políticas públicas voltadas ao setor de turismo

Teve início na manhã desta segunda-feira (25) a 4ª edição do Seminário Nacional de Governança para o Turismo da Confederação Nacional dos Municípios (CMN). O evento, que está sendo realizado na Câmara do Comércio do Rio Grande, tem por objetivo discutir com autoridades e especialistas do setor de Turismo a promoção de boas práticas e governança nos Municípios.

Dentre as autoridades presentes estiveram a Secretária de Cultura do RS, Bia Araújo, o Secretário de Turismo do RS, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, o Coordenador de Articulações Regionais da Embratur, Luciano César Boico, e o Presidente do IPHAN, Leandro Grass. Na plateia estiveram presentes diversos prefeitos de cidades de todos o Brasil, e diversos Secretários de Município do Rio Grande, como os Secretários de Cultura e de Meio Ambiente, Luis Henrique Drevnovicz e Pedro Fruet.

A cerimônia de abertura teve início com o discurso de Mário Nascimento, Presidente do OCBPM (Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial) e consultor da FAMURS (Federação das Associações de Municípios do RS), na ocasião representando o Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Na ocasião o Presidente da OCBPM salientou a importância da realização de eventos como o 4º Seminário para a discussão de ações concretas de Governança para o setor de turismo e o desenvolvimento do setor nos municípios.

O Prefeito Fábio Branco em sua fala agradeceu a CNM pela oportunidade de sediar o evento e pelo total apoio dado pela instituição na organização do evento, salientando a qualidade do evento e dos painelistas que vieram até o município compartilhar suas experiências e práticas no setor de turismo. O Prefeito também agradeceu aos diversos parceiros do Executivo Municipal em ações de fomento ao turismo no município do Rio Grande, como Sebrae RS e CDL Rio Gande / São José do Norte, que estavam presentes no evento por meio de representantes.

A Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Lu Compiani Branco, em sua fala durante a abertura do evento salientou a importância para o município em sediar um evento da magnitude do 4º Seminário, principalmente em paralelo com a realização do Festimar, consolidando a cidade como um centro para grandes eventos turísticos. Lu apontou que o setor de turismo vai muito além da prestação de serviços, envolvendo temas importantes como o patrimônio cultural e ambiental do município, necessitando assim de um trabalho conjunto amplo para o fomento deste setor que é um importante ativo econômico para nosso município.

“Temos que olhar pras águas de forma ampla”, disse a Secretária ao fazer menção ao título de Capital Nacional das Águas que foi recebido pelo município no ano de 2023. A exploração das águas como potencial turístico será tema amplamente tratado durante as mesas e palestras que ocorrerão no evento.

Palestras de abertura

Após o cerimonial de abertura com as falas de diversas autoridades presentes aconteceram duas palestras.

A primeira palestra foi ministrada pelo prefeito do município de Maragogi, cidade costeira no litoral do estado de Alagoas que se destaca por ser um destino de turismo internacional. Já a palestra de encerramento da primeira manhã do evento foi ministrada pelo Secretário de Turismo do RS, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, apresentando a linha de trabalho que vem sendo desenvolvida pela atual gestão do Executivo Estadual em relação ao setor.

O Prefeito Fernando Sérgio Lira, de Maragogi, expôs toda sua experiência de quatro mandatos à frente do Executivo Municipal em uma cidade que tem sua economia baseada no setor turístico. Apontando ações de fomento ao setor realizadas pelo Executivo em seu município com projetos envolvendo governança e meio ambiente, buscando potencialidades dentro do planejamento estratégico, o prefeito de Maragogi apontou os bons resultados obtidos nos últimos anos a partir de uma gestão participativa. O Prefeito também expôs a importância que o manejo sustentável e a proteção do meio ambiente possuem para o fomento do turismo em seu município. “Sempre buscamos ações e projetos que alinhem governança e sustentabilidade”, afirmou.

Encerrando a primeira manhã de evento foi a vez do Secretário Estadual de Turismo do RS palestrar apontando as possibilidades turísticas das 28 regiões turísticas do estado RS. O Secretário defendeu a efetivação de políticas de turismo integradas e regionalizadas, buscando o benefício de municípios próximos que possam se tornar destinos conjuntos e roteiros turísticos que explorem as potencialidades de determinada região aumentando seu fluxo turístico. O Secretário Luiz Fernando, assim como o Prefeito de Maragogi, apontou a criação de uma cultura participativa nos municípios com o envolvimento da comunidade como base para o fortalecimento do setor turístico nos municípios.

Apresentações Artísticas

Durante a abertura do evento aconteceram duas apresentações musicais com artistas rio-grandino. No cerimonial o Hino Nacional Brasileiro Foi interpretado pelo Trio América Lusitana. Logo após a fala das autoridades houve a apresentação do cantor nativista rio-grandino Alexandre Taveira acompanhando do músico Ângelo Schenke. Finalizando as apresentações musicais a dupla nativista acompanhou a Primeira Prenda-mirim da 6º Região tradicionalista, Laura Taveira, interpretando a composição de Mauro Morais, Chamamecero.

Por Prefeitura Municipal do Rio Grande

COMPARTILHE